Desafios para a Pedagogia do Esporte diante da influência do marketing na configuração do esporte contemporâneo

  • Leandro Melo Beneli
  • Marcelo Weishaupt Proni
  • Paulo Cesar Montagner
Palavras-chave: Pedagogia do esporte, marketing esportivo.

Resumo

A motivação básica deste ensaio provém da necessidade compreender algumas relações que se estabelecem no ambiente de ensino do esporte para crianças, a partir das transformações do esporte contemporâneo. O objetivo é discutir os desafios para a prática pedagógica e o papel do pedagogo frente às mudanças ocorridas no esporte-espetáculo e sua interface com o marketing esportivo. A metodologia baseou-se em pesquisa bibliográfica com a intenção de fundamentar uma discussão teórica e construir um debate em torno das tensões existentes entre a pedagogia do esporte e o marketing esportivo. Conclui-se que é imprescindível que os pedagogos que ensinam esporte para crianças incluam essa temática nas aulas e práticas educativas, tendo em vista a importância deste conteúdo na consolidação de referências cognitivas e morais, assim como para o entendimento do significado social do esporte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...
Publicado
2016-10-27
Como Citar
1.
Beneli LM, Proni MW, Montagner PC. Desafios para a Pedagogia do Esporte diante da influência do marketing na configuração do esporte contemporâneo. JPhysEduc [Internet]. 27º de outubro de 2016 [citado 6º de setembro de 2025];27(1):e-2750. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/31410
Seção
Treinamento e Pedagogia do Esporte