Currículo e educação física escolar: Análise do estado da arte em periódicos nacionais

  • Juliano Daniel Boscatto IFSC- Campus São Miguel do Oeste, SC.
  • Suraya Cristina Darido UNESP- Campus Rio Claro.

Abstract

Pesquisas desenvolvidas no âmbito da Educação Física escolar, podem fornecer elementos teórico-metodológicos para superar práticas de ensino baseadas em um simples saber-fazer de práticas corporais e apresentar fundamentos mais próximos da práxis educativa cotidiana. Objetivou-se analisar a produção acadêmico-científica em periódicos nacionais com o termo “Currículo e Educação Física Escolar”, no período entre os anos de 2005 a 2015. Evidencia-se que as pesquisas publicadas nos periódicos, se dedicam a investigar elementos que contribuem com a organização/sistematização de pressupostos teórico-metodológicos que auxiliem a legitimidade da EF, enquanto componente curricular. Os artigos demonstram a necessidade de se estruturar uma base curricular, que apresente conteúdos de ensino previamente sistematizados ao longo de toda a educação básica. Tal tarefa se apresenta para os estudiosos do campo da EF e, de maneira especial, para os professores que diariamente protagonizam as práticas de ensino no contexto escolar. 

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Juliano Daniel Boscatto, IFSC- Campus São Miguel do Oeste, SC.

Professor do IFSC, campus  São Miguel do Oeste, SC.

Mestre em Educação Física/CDS/UFSC

Doutorando em Desenvolvimento Humano e Tecnologias/ UNESP- Rio Claro

Suraya Cristina Darido, UNESP- Campus Rio Claro.
Possui graduação em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1984), mestrado em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1991), doutorado em Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1997) e livre docência pela Unesp. Trabalha na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita/UNESP
Published
2017-08-31
How to Cite
1.
Boscatto JD, Darido SC. Currículo e educação física escolar: Análise do estado da arte em periódicos nacionais. JPhysEduc [Internet]. 2017Aug.31 [cited 2025Sep.13];28(1):e-2855. Available from: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/33067
Section
Review Articles