Estudo do L-triptofano na depressão ocorrida pela doença de Alzheimer em modelos experimentais

Abstract

O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa caracterizado pelo comprometimento cognitivo comumente associado a transtornos do humor, os quais desencadeiam reações depressivas, comprometem o desempenho mental e a funcionalidade. O objetivo do presente estudo foi verificar os efeitos do L-triptofano e analisar o comportamento motor em modelos experimentais com depressão decorrente do processo de Alzheimer. A amostra foi composta por 40 ratos da linhagem wistar divididos igualmente em dois grupos, 20 animais tratados com L-triptofano e 20 animais pertencentes ao grupo controle. Ambos os grupos receberam treinamento da memória espacial no later water maze e foram submetidos à cirurgia estereotáxica para indução demencial. Verificou-se através do labirinto aquático de Morris que o grupo tratado obteve atividade para memória espacial melhor do que o grupo controle. O tratamento com L-Triptofano demonstrou melhor benefício na memória reativa.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Andressa Leticia Miri, Universidade Estadual do Centro-Oeste-Paraná
Fisioterapia e Terapia Ocupacional-Ciências da Saúde
Andressa Panegalli Hosni, Universidade Estadual do Centro-Oeste-Paraná
Fisioterapia e Terapia Ocupacional-Ciências da Saúde
Jossinelma Camargo Gomes, Universidade Estadual do Centro-Oeste-Paraná
Fisioterapia e Terapia Ocupacional-Ciências da Saúde
Ivo Ilvan Kerppers, Universidade Estadual do Centro-Oeste-Paraná
Fisioterapia e Terapia Ocupacional-Ciências da Saúde
Mário César da Silva Pereira, Universidade Estadual do Centro-Oeste-Paraná
Fisioterapia e Terapia Ocupacional-Ciências da Saúde
Published
2017-05-25
How to Cite
1.
Miri AL, Panegalli Hosni A, Camargo Gomes J, Kerppers II, da Silva Pereira MC. Estudo do L-triptofano na depressão ocorrida pela doença de Alzheimer em modelos experimentais. JPhysEduc [Internet]. 2017May25 [cited 2025Sep.13];28(1):e-2839. Available from: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/33656
Section
Clinical Exercise