Revisão sistemática da adaptação transcultural e validação da escala de percepção de esforço de Borg

  • Luana Loss Cabral Universidade Federal do Paraná http://orcid.org/0000-0002-3591-8132
  • Paula Born Lopes Universidade Federal do Paraná
  • Renata Wolf Universidade Federal do Paraná
  • Joice Mara Facco Stefanello Universidade Federal do Paraná
  • Gleber Pereira Universidade Federal do Paraná

Abstract

O objetivo dessa revisão sistemática foi analisar os processos de adaptação transcultural e validação da Escala de Percepção Subjetiva de Esforço de Borg (6-20) durante o exercício em adultos e idosos. A busca foi realizada nas bases de dados que abrangem a área da saúde, esporte e psicologia (Pubmed, ScienceDirect, Bireme (BVS), PsycINFO, SportDiscus e Scopus) e os descritores em inglês e português foram padronizados para todas as bases de dados (“exercise”/”exercício”; “validity”/”validade”; “borg scale”/”escala de borg”; “perceived exertion”/”percepção de esforço”; e “validation”/”validação”). Entre os 1488 artigos encontrados, foram selecionados 14 artigos para análise. Os principais resultados encontrados foram que a adaptação transcultural (Cantonês e Japonês) foi reportada em apenas quatro artigos. Os critérios mais baixos de qualidade metodológica foram aqueles relacionados a definição de percepção de esforço, a instrução e familiarização com a escala de Borg. Os resultados indicam que a maioria dos estudos não realizou o processo de adaptação transcultural e além disso, só a validade concorrente foi utilizada como método de validação. Portanto, é necessário realizar novas validações da Escala de Borg (6-20) principalmente na língua portuguesa, por não ter sido encontrado evidências da adaptação transcultural nesse idioma,,e com isso obter resultados mais precisos e fidedignos.

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Published
2017-10-11
How to Cite
1.
Loss Cabral L, Born Lopes P, Wolf R, Facco Stefanello JM, Pereira G. Revisão sistemática da adaptação transcultural e validação da escala de percepção de esforço de Borg. JPhysEduc [Internet]. 2017Oct.11 [cited 2025Oct.11];28(1):e-2853. Available from: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/34188
Section
Review Articles