Câncer de próstata: qualidade de vida e nível de atividade física dos pacientes

Abstract

O estudo analisou a relação entre a atividade física e a qualidade de vida de pacientes diagnosticados com câncer de próstata atendidos no Centro de Pesquisas Oncológicas (CEPON). Participaram 85 homens com média de idade de 65,9±7,6 anos. Fez-se uso de um questionário estruturado contemplando: informações gerais; características da doença; estrato socioeconômico (IBGE); atividade física (IPAQ - versão curta); qualidade de vida geral (QLQ-C30) e; qualidade de vida – câncer de próstata (QLQ-PR25). A maioria indicou ser insuficientemente ativo com uma boa qualidade de vida geral. Houve significância em subitens da escala funcional, com melhores escores nos homens ativos, e menores sintomas na escala sintomática. Houve correlação positiva entre atividade física e qualidade de vida na escala geral e funcional e itens função física e emocional, e negativa na escala sintomática e itens náusea e vômito, constipação e dificuldades financeiras. Conclui-se que os participantes, eram insuficientemente ativos, sendo que o grupo dos ativos apresentaram na escala funcional, melhor função física, emocional e menor presença de sintomas na escala sintomática, náusea e vômito, constipação e dificuldades financeiras, indicativos estes de melhor qualidade de vida.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Thuane Demarco Silva, Universidade do Estado de Santa Catarina.
Bacharel em Educação Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina
Leonessa Boing, Universidade do Estado de Santa Catarina
Mestra em Ciências do Movimento Humano pela Universidade do Estado de Santa Catarina.
Mirella Dias, Centro de Pesquisas Oncológica - CEPON.
Departamento de Fisioterapia.
Jóris Pazin, Universidade do Estado de Santa Catarina
Professor Doutor do Departamento de Educação Física da Universidade do Estado de Santa Catarina.
Adriana Coutinho de Azevedo Guimarães, Universidade do Estado de Santa Catarina
Professora Doutora do Departamento de Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da Universidade do Estado de Santa Catarina.
Published
2018-04-17
How to Cite
1.
Silva TD, Boing L, Dias M, Pazin J, Guimarães AC de A. Câncer de próstata: qualidade de vida e nível de atividade física dos pacientes. JPhysEduc [Internet]. 2018Apr.17 [cited 2025Sep.8];29(1):e-2932. Available from: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/35551
Section
Clinical Exercise