Trajetória de estudantes na formação inicial em educação física: o estágio curricular supervisionado em foco

  • Steffany Guimarães Pitangui Pereira Prefeitura Municipal de Florianópolis
  • Fabrício João Milan Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis-SC, Brasil
  • Eduardo Batista Von Borowski Instituto Federal de Santa Catarina, Caçador-SC, Brasil
  • Thais Almeida Prefeitura Municipal de São José, São José-SC, Brasil.
  • Gelcemar Oliveira Farias Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis-SC, Brasil

Abstract

O estudo apresenta como objetivo investigar a trajetória de estudantes estagiários durante as ações formativas no estágio curricular supervisionado de um curso de Licenciatura em Educação Física. Fizeram parte 22 estudantes devidamente matriculados nas disciplinas de estágio curricular supervisionado III, IV e V. Para a recolha das informações foi utilizado um questionário composto por perguntas abertas. Os dados foram analisados a partir da técnica da análise de conteúdo. Os resultados consideram três eixos de análise: 1) as experiências anteriores ao estágio; 2) a integração no contexto da escola e; 3) as experiências da formação inicial. Conclui-se que, com a inserção dos alunos no campo de atuação docente durante a formação inicial, faz com que estes possam vivenciar experiências e que criem expectativas de sua futura profissão, constituindo os saberes e os diferentes olhares para o ambiente escolar que se consolidam ao longo da formação da identidade profissional docente.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...
Published
2018-06-21
How to Cite
1.
Pereira SGP, Milan FJ, Von Borowski EB, Almeida T, Farias GO. Trajetória de estudantes na formação inicial em educação física: o estágio curricular supervisionado em foco. JPhysEduc [Internet]. 2018Jun.21 [cited 2025Sep.8];29(1):e-2959. Available from: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/37734
Section
Pedagogical and cultural aspects