EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA ABORDAGEM HISTORICO-CULTURAL DE EDUCAÇÃO

  • Gabriel Humberto Muñoz Palafox UFU
  • Dinah Vasconcellos Terra UFU
  • Alda Lúcia Pirolo UEM
Palavras-chave: Educação Física, prática social, abordagem histórico-cultural

Resumo

O presente artigo apresenta uma concepção ampliada de Educação Física, que se fundamenta numa perspectiva histórico-cultural de homem, de mundo e de sociedade. Procura refletir a leitura do real, mostrando a Educação Física/Esporte como sendo uma profissão que se manifesta numa diversidade sociopolítica que reflete tanto a complexidade e pluralidade cultural de seu tempo quanto a organização social que, dividida em classes sociais, determina os interesses e saberes que se defendem e veiculam nas suas diferentes práticas sociais. Tal concepção representa, também, a visão da realidade que o Núcleo de Estudos em Planejamento e Metodologias da Cultura Corporal da Universidade Federal de Uberlândia – Nepecc/UFU vem apresentando à comunidade no momento de propor seu projeto científico-pedagógico de intervenção social nos contextos do ensino universitário e da comunidade externa, relacionado, especialmente, com a escola pública no ensino fundamental.

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Biografia do Autor

Alda Lúcia Pirolo, UEM
Professora da Universidade Estadual de Maringá (PR) desde 1980 - (adjunto II) . Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (1978), mestrado em Educação Física e Cultura pela Universidade Gama Filho (1996) e doutorado em Ciências da Educação pela Universidade de Barcelona (2004) na linha de Formaçao Profissional. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Eduação Física Escolar e Formação Profissional, atuando principalmente nos seguintes temas: formaçao inicial e continuada, planejamento e currículo na educaçao física escolar Currículo Lattes
Publicado
2008-06-19
Como Citar
1.
Palafox GHM, Terra DV, Pirolo AL. EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA ABORDAGEM HISTORICO-CULTURAL DE EDUCAÇÃO. JPhysEduc [Internet]. 19º de junho de 2008 [citado 15º de setembro de 2025];8(1):3-. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3865
Seção
Artigos Originais