Preocupações de professores de educação física conforme os ciclos de desenvolvimento profissional e características sociodemográficas

  • Suelen Vicente Vieira Unicesumar - Centro Universitário de Maringá Prefeitura de Maringá - Rede Básica
  • Lucas Jacob Beuttemmuller Professor no Colégio Platão - Maringá. Mestrando em Educação Física pela UEM.
  • Jorge Both Universidade Estadual de Londrina - UEL http://orcid.org/0000-0002-8238-5682

Abstract

O objetivo desse estudo foi analisar as preocupações dos professores conforme os ciclos de desenvolvimento profissional e as variáveis sociodemográficas. A amostra foi composta por 92 professores de Educação Física efetivos das redes municipal e estadual do município de Maringá (Paraná). Para a coleta de dados utilizou-se um questionário sociodemográfico e a Escala de Preocupações dos Professores. Para a análise dos dados empregou-se os testes anova para amostras independentes e para medidas repetidas e teste t. Os resultados evidenciaram menores preocupações docentes com a dimensão consigo quando comparados com as dimensões tarefa e impacto da tarefa. Além disso, os professores do ciclo de renovação apresentaram maior índice de preocupação com a dimensão tarefa que os docentes do ciclo de consolidação. Ao avaliar as variáveis sociodemográficas, observou-se que professores vinculados à rede estadual de ensino e do sexo feminino demonstraram maior indice de preocupação com a dimensão tarefa, enquanto os docentes que atuavam em apenas uma escola demonstraram maior preocupação com a dimensão consigo. Conclui-se que as preocupações apresentam comportamento semelhante com o avanço da carreira e que variáveis sociodemográficas tem baixo impacto de influencia no nível de preocupação docente. 

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Suelen Vicente Vieira, Unicesumar - Centro Universitário de Maringá Prefeitura de Maringá - Rede Básica

Licenciada e Bacharel em Educação Física pela UEM.

Especialista em Metodologia do Ensino da Educação Física Escolar pela EFICAZ. 

Mestre em Educação Física pela UEM. 

 

Lucas Jacob Beuttemmuller, Professor no Colégio Platão - Maringá. Mestrando em Educação Física pela UEM.

Licenciado em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá - UEM. 

Especialista em Fisiologia Humana pela Faculdade Ingá - UNINGA. 

Mestrando em Educação Física pela UEM. 

Jorge Both, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Licenciado Pleno em Educação Física e Especialista em Atividade Física direcionada a promoção da saúde pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE. 

Mestre e Doutor em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina. 

Published
2018-02-10
How to Cite
1.
Vieira SV, Beuttemmuller LJ, Both J. Preocupações de professores de educação física conforme os ciclos de desenvolvimento profissional e características sociodemográficas. JPhysEduc [Internet]. 2018Feb.10 [cited 2025Sep.29];29(1):e-2924. Available from: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/39172
Section
Pedagogical and cultural aspects