COMPORTAMENTOS MNÉSICOS EM CRIANÇAS NOS PROCESSOS DE EVOCAÇÃO E RECONHECIMENTO DE OBJETOS

  • Alejandra Castro UFSM
  • Janara C. Iung UFSM
  • Anabell R. Lima UFSM
  • Marcia C. Silva UFSM
  • M. Erminia M. Spat UFSM
  • Jefferson Thadeu Canfield UFSM
Palavras-chave: processos de memória, categorias sensoriais, visual, tátil

Resumo

relação existente nos processos de evocação e reconhecimento de objetos em crianças da mesma idade, considerando categorias sensoriais e sexo, foi o objetivo deste trabalho. Uma amostra de 60 crianças foi distribuída num delineamento multifatorial, constituído pelas variáveis: processos mnésicos (evocação e reconhecimento), categorias sensoriais (visual e tátil) e sexo. A tarefa consistiu na evocação de 13 objetos previamente percebidos através das categorias visual e tátil, e seu posterior reconhecimento entre outros objetos. Os estímulos utilizados pertenceram ao âmbito de pequenos objetos de uso do cotidiano das crianças. Os resultados indicaram que os escores de reconhecimento de uma série de objetos são superiores aos de evocação; os escores de evocação visual são superiores aos de EVOCAÇÃO tátil, não acontecendo o mesmo no processo de reconhecimento; os meninos obtiveram melhores escores de reconhecimento que as meninas, não existindo diferença significativa entre ambos nos escores de evocação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jefferson Thadeu Canfield, UFSM
Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1966) , especialização em Pesquisa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1974) , mestrado em Educação pela University of Pittsburgh (1978) , doutorado em Esportes pela Universidade Federal de Santa Maria (1977) , pos-doutorado pela Universidade Técnica de Lisboa (1988) , pos-doutorado pela Free University Of Amsterdam (1989) e pos-doutorado pela Louisiana State University (1989) . Atualmente é professor titular do Centro Universitário Franciscano. Atuando principalmente nos seguintes temas: TEMPO DE MOVIMENTO, PERFORMANCE ESPORTIVA Currículo Lattes
Publicado
2008-07-01
Como Citar
1.
Castro A, Iung JC, Lima AR, Silva MC, Spat MEM, Canfield JT. COMPORTAMENTOS MNÉSICOS EM CRIANÇAS NOS PROCESSOS DE EVOCAÇÃO E RECONHECIMENTO DE OBJETOS. JPhysEduc [Internet]. 1º de julho de 2008 [citado 13º de setembro de 2025];5(1):40-3. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3983
Seção
Artigos Originais