Intervenções pedagógicas do professor em relação a conflitos percebidos entre os alunos durante as aulas de Educação Física

Abstract

O objetivo da pesquisa foi compreender a percepção docente sobre a relação existente entre situações de conflito e intervenções pedagógicas em aulas de Educação Física (EF). Trata-se de uma pesquisa descritiva, qualitativa, que utilizou entrevistas semiestruturadas, diário de aula e promoveu reflexão conjunta entre três professores de EF do Ensino Fundamental II e Ensino Médio e a pesquisadora. Os dados da pesquisa passaram por análise de conteúdo a partir de categorias pré-definidas: situações de conflito e ações implementadas. Os conflitos foram classificados segundo Moore1. Professores, anteriormente resistentes em relação à convivência com os conflitos, passaram a exercitar o papel de mediadores entre as partes. Tais condutas foram ocasionadas pela mudança na percepção sobre como lidar com os conflitos em aula, o que alterou sua prática pedagógica ao utilizar novas estratégias, como a negociação com base na empatia.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biography

Andreia Camila de Oliveira, Universidade São Judas Tadeu

Mestranda em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu, linha de pesquisa: Educação Física, Escola e Sociedade.

Professora da Universidade Anhembi Morumbi, do curso de Educação Física, pertencente à Escola de Ciências da Saúde.

 

 

Published
2018-06-22
How to Cite
1.
Oliveira AC de, Silva SAP dos S. Intervenções pedagógicas do professor em relação a conflitos percebidos entre os alunos durante as aulas de Educação Física. JPhysEduc [Internet]. 2018Jun.22 [cited 2025Sep.8];29(1):e-2950. Available from: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/40245
Section
Pedagogical and cultural aspects