Apropriações das práticas avaliativas para o exercício da docência de estudantes de licenciatura em Educação Física

  • Matheus Lima Frossard Universidade Federal do Espírito Santo/Ufes.
  • Juliana Martins Cassani Universidade Federal do Espírito Santo/Ufes.
  • Ronildo Stieg Universidade Federal do Espírito Santo/Ufes.
  • Sayonara Cunha Paula Universidade Federal do Espírito Santo/Ufes.
  • Wagner dos Santos Professor da Universidade Federal do Espírito Santo/Ufes. Departamento de Ginástica. Programa de Pós-Graduação em Educação Física.

Abstract

Objetiva analisar as apropriações e os usos que 45 estudantes dos Cursos de Licenciatura em Educação Física de sete universidades federais brasileiras fazem das práticas avaliativas vivenciadas na formação inicial e o modo como as mobilizam no contexto de atuação profissional. Caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória e utiliza, como instrumentos para a produção de dados, sete entrevistas coletivas do tipo narrativas. Os resultados evidenciam: a potencialidade das experiências avaliativas em situações concretas de docência, em que se produz a profissionalidade docente; a (re)significação da dicotomia teoria e prática na avaliação do ensino e da aprendizagem no contexto da educação básica. De modo geral, as oportunidades em estar na condição de professor e ter experiências práticas em avaliar e/ou projetar o modo como fariam na escola permitiram aos alunos enfatizar a relação entre as aprendizagens na formação inicial e a atuação profissional.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Matheus Lima Frossard, Universidade Federal do Espírito Santo/Ufes.
Doutorando em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo/Ufes. Membro do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (Proteoria).
Juliana Martins Cassani, Universidade Federal do Espírito Santo/Ufes.
Doutoranda em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo/Ufes. Membra do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (Proteoria).
Ronildo Stieg, Universidade Federal do Espírito Santo/Ufes.
Doutorando em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo/Ufes. Membro do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (Proteoria).
Sayonara Cunha Paula, Universidade Federal do Espírito Santo/Ufes.
Mestranda em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo/Ufes. Membra do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (Proteoria).
Wagner dos Santos, Professor da Universidade Federal do Espírito Santo/Ufes. Departamento de Ginástica. Programa de Pós-Graduação em Educação Física.
Doutor em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo/Ufes. Coordenador do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (Proteoria).
Published
2018-09-24
How to Cite
1.
Frossard ML, Cassani JM, Stieg R, Paula SC, Santos W dos. Apropriações das práticas avaliativas para o exercício da docência de estudantes de licenciatura em Educação Física. JPhysEduc [Internet]. 2018Sep.24 [cited 2025Sep.8];29(1):e-2970. Available from: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/40461
Section
Pedagogical and cultural aspects