Efeito agudo de diferentes ordens de execução dos exercícios no número máximo de repetições em protocolos realizados com diferentes durações das repetições

  • Mateus Camargo Gomes Universidade Federal de Minas Gerais
  • Lucas Túlio de Lacerda Universidade Federal de Minas Gerais
  • Rodrigo César Ribeiro Diniz Universidade Federal de Minas Gerais
  • Igor Humberto Ferreira dos Santos Universidade Federal de Minas Gerais
  • Karine Silva Rodrigues Universidade Federal de Minas Gerais
  • Fernando Vitor Lima Universidade Federal de Minas Gerais

Abstract

O objetivo do presente estudo foi investigar o efeito no número máximo de repetições (NMR), da ordem de execução de dois exercícios que envolvem a participação de musculatura em comum, o agachamento guiado e o flexor de joelhos, em duas durações das repetições. Participaram do estudo 16 voluntários do sexo masculino e treinados na musculação. Os protocolos foram realizados em duas ordens dos exercícios e durações das repetições (livre e 4s) no qual os voluntários realizaram o NMR em cada exercício em duas séries, intensidade de 60% de 1RM, pausa de 90 segundos entre séries e 180 segundos entre exercícios. Foram realizadas duas ANOVAs two-way com medidas repetidas para comparação do somatório do NMR e quando necessário aplicado o post hoc de Bonferroni. Na duração da repetição livre, ambos os exercícios apresentaram um NMR maior quando realizados como primeiro exercício do que quando foram realizados como segundo. Porém, com a duração da repetição de 4s não houve interação nem efeito principal dos fatores analisados. Portanto conclui-se que a duração da repetição é uma variável capaz de modificar os resultados encontrados pelas diferentes ordens.

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Published
2019-06-11
How to Cite
1.
Gomes MC, de Lacerda LT, Diniz RCR, dos Santos IHF, Rodrigues KS, Lima FV. Efeito agudo de diferentes ordens de execução dos exercícios no número máximo de repetições em protocolos realizados com diferentes durações das repetições. JPhysEduc [Internet]. 2019Jun.11 [cited 2025Sep.9];30(1):e-3051. Available from: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/41854
Section
Sport Training and Pedagogy