The constitution of teacher identification of a firs degree in Physical Education in the perspective of its students

  • Patric Paludett Flores Universidade Estadual de Maringá
  • Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira Universidade Estadual de Maringá
  • Rhaylla Gimenes de Lima Martins Universidade Estadual de Londrina
  • Jorge Both Universidade Estadual de Londrina
  • Hugo Norberto Krug Universidade Federal de Santa Maria

Abstract

Este artigo traz apontamentos sobre o processo de identização docente de um curso de Licenciatura em Educação Física de uma Universidade Pública do estado do Rio Grande do Sul/Brasil na percepção dos seus discentes. Participaram da pesquisa seis acadêmicos em fase de conclusão do curso, através de debates em um grupo focal. Das informações coletadas emergiram-se duas categorias de análise: os facilitadores e as barreiras no processo de identização docente. Dos achados da pesquisa pode-se concluir que esse processo é reflexo da individualidade do sujeito, da participação em ações formativas proporcionadas no decorrer de sua formação inicial e de suas experiências de vida a partir das relações interpessoais que os motivam a seguir na profissão escolhida. Por isso, a importância de avaliações e reflexões contínuas sobre os conhecimentos e saberes proporcionados ao longo da trajetória formativa na universidade ao encontro com a escola.

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Published
2019-10-08
How to Cite
1.
Flores PP, Oliveira AAB de, Martins RG de L, Both J, Krug HN. The constitution of teacher identification of a firs degree in Physical Education in the perspective of its students. JPhysEduc [Internet]. 2019Oct.8 [cited 2025Sep.10];30(1):e-3075. Available from: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/43744
Section
Pedagogical and cultural aspects