Effect of school type and family income on motor competence changes in pre-school children: a repeated cross sectional study

  • Daniel da Rocha Queiroz Federal University of Pernambuco
  • Túlio Guilherme Martins Guimarães University of Pernambuco
  • Carolina Maria Coelho Campos University of Pernambuco
  • Anderson Henry Pereira Feitoza University of Pernambuco
  • Rafael dos Santos Henrique Federal University of Pernambuco
  • Marcos André Moura dos Santos University of Pernambuco
  • Maria Teresa Cattuzzo University of Pernambuco
Keywords: motor activity, accelerometry, maternal and child health, child

Abstract

A competência motora (CM) é um atributo associado a comportamentos positivos de saúde; fatores contextuais, parecem desempenhar um papel importante para CM de crianças. O objetivo deste estudo foi comparar a CM de pré-escolares em dois diferentes anos e identificar o efeito de fatores contextuais (tipo de escola e renda). Duas amostras representativas de crianças (3 a 5 anos) da cidade do Recife foram avaliadas em dois momentos: no ano de 2010 (282 crianças; 151 meninos) e 2012 (270 crianças; 148 meninos). A avaliação da CM foi realizada com o Test of Gross Motor Development – 2. A análise dos dados utilizou a Anova Two-Way e a Ancova ajustada por tipo de escola (pública e particular) e renda familiar, foi adotado um p<0.05. Foi identificada uma superioridade nas habilidades locomotoras, de controle de objetos e no quociente motor geral para as crianças analisadas em 2010 e o tipo de escola e renda aumentaram o tamanho do efeito das diferenças nas habilidades de controle de objetos e no quociente motor geral. Podemos concluir que houve uma diminuição na CM da população pré-escolar após dois anos e que as variáveis contextuais tipo de escola e renda são importantes para o desenvolvimento da CM.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biography

Daniel da Rocha Queiroz, Federal University of Pernambuco

Professor Substituto da Universidade Federal de Pernambuco; Centro Acadêmico de Vitória; Núcleo de Educação Física e Ciências do Esporte. Doutorando em Educação Física pelo Programa Associado de Pós-graduação em Educação Física UPE/UFPB

Published
2020-04-04
How to Cite
1.
Queiroz D da R, Martins Guimarães TG, Coelho Campos CM, Feitoza AHP, Henrique R dos S, Moura dos Santos MA, Cattuzzo MT. Effect of school type and family income on motor competence changes in pre-school children: a repeated cross sectional study. JPhysEduc [Internet]. 2020Apr.4 [cited 2025Sep.10];31(1):e-3118. Available from: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/45680
Section
Original Articles