A imagem dos professores de educação física de alunos de duas universidades

  • Mª Alejandra Ávalos Ramos Universidade de Alicante, Espanha
  • M. Ángeles Martínez Ruiz Universidade de Alicante, Espanha
  • Gladys Merma Molina Universidade de Alicante, Espanha
Palavras-chave: educação inicial, educação superior, metáforas

Resumo

Este estudo analisa a imagem que alunos de educação inicial de professores de educação física de duas universidades dife

rentes (Universidade de Alicante - UA, Espanha e Universidade Central do Equador - UCE) possuem professores de educação física. Este estudo qualitativo e comparativo utiliza uma abordagem metafórica. A metodologia qualitativa foi utilizada para analisar as metáforas dos alunos participantes, a fim de explorar se elas se adequam ou não às perspectivas atuais de aprendizagem e ensino no campo da Educação Física, e se as imagens transmitiram alguma diferença entre as universidades devido à influência do contexto na imagem do professor de Educação Física e nos estereótipos de gênero. Um total de 190 alunos participaram do estudo (n= 105 homens; n= 85 mulheres). O software AQUAD 7 foi utilizado para processar os dados.  Os resultados mostraram que não havia diferenças de gênero óbvias que afastassem as mulheres da atividade física. Assim como não há diferenças excessivas devido ao contexto diferente dos participantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...
Publicado
2020-05-06
Como Citar
1.
Ávalos Ramos MA, Martínez Ruiz M Ángeles, Merma Molina G. A imagem dos professores de educação física de alunos de duas universidades. JPhysEduc [Internet]. 6º de maio de 2020 [citado 10º de setembro de 2025];31(1):e-3141. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/46045
Seção
Artigos Originais