Tradução, adaptação e evidências de validade de conteúdo e de estrutura interna da versão brasileira da Contest Orientation Scale

Palavras-chave: Competição, Esporte, Pedagogia

Resumo

O objetivo do estudo foi traduzir, adaptar e apresentar as primeiras evidências de validade de conteúdo e de estrutura interna da versão brasileira da Contest Orientation Scale. Para tanto, foram realizados três estudos. No primeiro estudo, a tradução dos itens da escala e adaptação para o contexto esportivo brasileiro, considerando aspectos culturais e teóricos, foi realizada por quatro juízes, fluentes em ambos os idiomas (inglês e português). No segundo estudo, foi realizada a validação de conteúdo da versão traduzida. Para tanto, três juízes realizaram a avaliação da Clareza de Linguagem (CVCtCL = 0,90), Relevância Teórica (CVCtRT = 0,91) e Dimensionalidade Teórica (KTotal = 0,71). Os resultados variaram de bons a satisfatórios. No terceiro estudo, a escala foi aplicada a 188 atletas de ambos os sexos, com idade média de 30,6 anos. Realizou-se uma análise fatorial semi-confirmatória, que apresentou uma solução fatorial limpa, com ajuste variando de razoável a satisfatório e índices de fidedignidade satisfatórios (α = 0,744). Conclui-se que a versão brasileira da escala apresenta índices favoráveis à sua aplicação na avaliação das orientações à disputa no esporte.

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Biografia do Autor

Roberto Tierling Klering, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSUL), Sapucaia do Sul-Rs, Brasil

Professor of the Physical Education courses at Feevale University - Physical Education Department.

Doctor in Sciences of Human Movement - Federal University of Rio Grande do Sul.

Publicado
2023-09-01
Como Citar
1.
Gonçalves GHT, Tierling Klering R, Aires H, Abaide Balbinotti MA, Abaide Balbinotti CA. Tradução, adaptação e evidências de validade de conteúdo e de estrutura interna da versão brasileira da Contest Orientation Scale. JPhysEduc [Internet]. 1º de setembro de 2023 [citado 13º de setembro de 2025];34(1):e-3425. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/64744
Seção
Artigos Originais