O apoio de professores e pais afeta o desempenho acadêmico por meio do entusiasmo dos alunos na educação física?
Resumo
Este estudo tem como objetivo investigar a relação entre o apoio do professor (TS) e o apoio dos pais (PS) que foi mediado pela paixão dos alunos (SP) pelo desempenho acadêmico (AA) dos alunos na aprendizagem de educação física (EF). Um total de 490 de 6 escolas secundárias da cidade de Surabaya (Indonésia) com gênero (masculino = 269, feminino = 221) foram recrutados para este estudo. O questionário TS foi a Escala de Apoio Percebido ao Professor (PTSS), PS com a Escala de Apoio Social Percebido (PSSS), SP com a Escala de Paixão (TPS) e Média de Notas (GPA). Análise de trilha e regressão linear foram realizadas para compreender a relação das variáveis. Os resultados dos efeitos diretos mostraram que todos os fatores estavam positivamente relacionados com os escores: TS → AA (estimativa = 0,135, p < 0,001) e PS → AA (estimativa = -0,199, p < 0,001). Enquanto isso, os resultados da análise dos efeitos indiretos mostraram que TS → SP → AA (estimativa = 0,035, p = 0,002) e PS → SP → AA (estimativa = 0,033, p = 0,004). Além disso, os resultados sobre os coeficientes de caminho mostraram que TS → AA (estimativa = 0,135, p < 0,001), TS → SP (estimativa = 0,083, p = 0,001), PS → AA (estimativa = -0,199, p < 0,001 ), PS → SP (estimativa = 0,071, p = 0,003), SP → AA (estimativa = 0,471, p < 0,001). A análise de regressão linear obteve valor de R2 = 0,303 (30,3%), portanto afirmou-se que o modelo possui alta qualidade de ajuste. TS e PS que foram mediados por SP foram fatores importantes na previsão do desempenho de AA na aprendizagem de EF, portanto, professores e alunos devem priorizar e prestar atenção a essas variáveis.
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