<b>O processo inclusivo nas aulas de Educação Física: Um estudo sobre o teste sociométrico</b> - doi: 10.4025/reveducfis.v21i3.7764
Palavras-chave:
Inclusão educacional, Educação física escolar, Aluno com deficiência
Resumo
O teste sociométrico é um instrumento que analisa as estruturas sociais em função das escolhas e rejeições manifestadas dentro de um grupo. Sua aplicação permite a classificação dos sujeitos de acordo com as relações sociais construídas no grupo e a análise de sua rede de comunicações. Nosso objetivo é analisar a funcionalidade do teste sociométrico como instrumento avaliativo do processo inclusivo de crianças com deficiência nas aulas de educação física escolar. Para realização dos objetivos propostos, todos os sujeitos serão submetidos ao teste sociométrico em dois momentos: o primeiro no começo e o segundo no final do ano letivo. Para análise sociométrica, os sujeitos serão classificados de acordo com os índices sociométricos atingidos por meio das escolhas e rejeições recebidas do restante do grupo. O teste permitiu a estruturação da trama social da classe em estudo, revelando as situações de conflito, alunos com problemas de relacionamento e o modo como a criança com deficiência é vista por seus pares. Os resultados encontrados pelo teste sociométrico indicam que durante o período letivo o aluno com deficiência apresentou dificuldades na estruturação de relações sociais com seus pares. Cumpre, no entanto, observar que os resultados do teste sociométrico são capazes apenas de avaliar e analisar o processo inclusivo do ponto de vista social, não se aplicando a aspectos como aquisição do conhecimento pelo aluno e participação nas atividades propostas.Downloads
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Publicado
2010-09-05
Como Citar
1.
Alves MLT, Duarte E. <b>O processo inclusivo nas aulas de Educação Física: Um estudo sobre o teste sociométrico</b> - doi: 10.4025/reveducfis.v21i3.7764. JPhysEduc [Internet]. 5º de setembro de 2010 [citado 17º de setembro de 2025];21(3):479-91. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/7764
Edição
Seção
Artigos Originais
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