<b>Efeito do autocontrole de conhecimento de resultados na aquisição de uma habilidade motora</b> - doi: 10.4025/reveducfis.v21i4.8878

  • Aline Kety Maria Siqueira ESEF-UPE
  • Rafael dos Santos Henrique ESEF-UPE
  • Natália Barros Beltrão ESEF-UPE
  • Maria Teresa Cattuzzo ESEF-UPE
Palavras-chave: Feedback, Aprendizagem, Desempenho Psicomotor

Resumo

O objetivo deste estudo foi verificar o efeito do autocontrole da distribuição do conhecimento de resultado (CR) na aprendizagem de uma habilidade motora, em universitários. Vinte universitários (♀=21,13±2,26 anos; ♂=20,97±2,17 anos) foram distribuídos, de forma pareada, em dois grupos: grupo autocontrolado e grupo yoked (externamente controlado). A tarefa consistiu no lançamento de discos metálicos a fim de acertar o alvo disposto sobre uma mesa. O experimento teve duas fases: estabilização e adaptação. A medida de desempenho foi o erro absoluto (EA). Para a análise inferencial dos dados foi utilizada a ANOVA Two Way para medidas repetidas. Não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas entre o grupo autocontrolado e o grupo yoked nas fases estudadas. O desempenho mostrado nesta tarefa com exigência de precisão parece não ser influenciado pelo autocontrole de CR.

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Biografia do Autor

Aline Kety Maria Siqueira, ESEF-UPE
aluna da licenciatura em Educação Física da ESEF-UPE Bolsa PIBIC Facepe/CNPq 2008-2009.
Rafael dos Santos Henrique, ESEF-UPE
aluno do bacharelado em Educação Física da ESEF-UPE Bolsa PIBIC UPE 2008-2009.
Natália Barros Beltrão, ESEF-UPE
aluna do bacharelado em Educação Física da ESEF-UPE Bolsa IC UPE 2009-2009.
Maria Teresa Cattuzzo, ESEF-UPE
graduação UNESP-RC mestrado UFRGS doutorado USP
Publicado
2010-12-05
Como Citar
1.
Siqueira AKM, Henrique R dos S, Beltrão NB, Cattuzzo MT. <b>Efeito do autocontrole de conhecimento de resultados na aquisição de uma habilidade motora</b&gt; - doi: 10.4025/reveducfis.v21i4.8878. JPhysEduc [Internet]. 5º de dezembro de 2010 [citado 6º de setembro de 2025];21(4):593-01. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/8878
Seção
Artigos Originais