<b>Efeito do autocontrole de conhecimento de resultados na aquisição de uma habilidade motora</b> - doi: 10.4025/reveducfis.v21i4.8878
Palavras-chave:
Feedback, Aprendizagem, Desempenho Psicomotor
Resumo
O objetivo deste estudo foi verificar o efeito do autocontrole da distribuição do conhecimento de resultado (CR) na aprendizagem de uma habilidade motora, em universitários. Vinte universitários (♀=21,13±2,26 anos; ♂=20,97±2,17 anos) foram distribuídos, de forma pareada, em dois grupos: grupo autocontrolado e grupo yoked (externamente controlado). A tarefa consistiu no lançamento de discos metálicos a fim de acertar o alvo disposto sobre uma mesa. O experimento teve duas fases: estabilização e adaptação. A medida de desempenho foi o erro absoluto (EA). Para a análise inferencial dos dados foi utilizada a ANOVA Two Way para medidas repetidas. Não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas entre o grupo autocontrolado e o grupo yoked nas fases estudadas. O desempenho mostrado nesta tarefa com exigência de precisão parece não ser influenciado pelo autocontrole de CR.Downloads
Não há dados estatísticos.
Metrics
Carregando Métricas ...
Publicado
2010-12-05
Como Citar
1.
Siqueira AKM, Henrique R dos S, Beltrão NB, Cattuzzo MT. <b>Efeito do autocontrole de conhecimento de resultados na aquisição de uma habilidade motora</b> - doi: 10.4025/reveducfis.v21i4.8878. JPhysEduc [Internet]. 5º de dezembro de 2010 [citado 6º de setembro de 2025];21(4):593-01. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/8878
Edição
Seção
Artigos Originais
•Os autores detém os direitos autorais, permitindo citações de seu conteúdo em outros veículos de informações científicas e técnicas.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.