<b>Crenças e expectativas constituídas ao longo da carreira docente em Educação Física</b> - doi: 10.4025/reveducfis.v22i4.10651

  • Gelcemar Oliveira Farias ULBRA
  • Juarez Veira do Nascimento Universidade Federal de Santa Catarina
  • Amândio Graça Universidade do Porto
  • Paula Maria Fazendeiro Batista Universidade do Porto
Palavras-chave: Professores, Educação física, Carreira docente.

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar as crenças, as perspectivas e as expectativas constituídas, ao longo da carreira docente, pelos professores de Educação Física da rede pública municipal de Porto Alegre. Participaram do estudo, de caráter descritivo-exploratório, 64 professores de Educação Física vinculados à rede municipal de Porto Alegre – RS. Para a coleta dos dados foi utilizado um questionário, composto de questões abertas e fechadas. As informações foram inseridas e categorizadas no Software Nvivo 7 por recurso à análise de conteúdo. De modo geral, os resultados indicam que o gênero e os anos de docência são os fatores que melhor discriminam as crenças e expectativas dos professores investigados. Além disso, os dados revelaram que as crenças centram-se em fatores profissionais e pessoais, no conteúdo da disciplina e no aluno, enquanto as expectativas enunciadas pelos professores estão relacionadas à satisfação profissional e as perspectivas são resultantes de crenças e expectativas originadas no decorrer da carreira docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Gelcemar Oliveira Farias, ULBRA
Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (1996) e mestrado em Educacao Fisica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). Atualmente é professor titular da Universidade Luterana do Brasil, horista da Faculdade São Judas Tadeu e professor da Faculdade da Serra Gaúcha. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física, prática pedagógica, atividade física, recreação e lazer e professor Currículo Lattes
Juarez Veira do Nascimento, Universidade Federal de Santa Catarina
Doutor em Ciências do Desporto. Professor do Centro de Desportos da Universidade Federal de Santa Catarina – Brasil.
Amândio Graça, Universidade do Porto
Doutor em Ciências do Desporto. Professor da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto – Portugal.
Paula Maria Fazendeiro Batista, Universidade do Porto
Doutora em Ciências do Desporto. Professora da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto – Portugal.
Publicado
2012-01-04
Como Citar
1.
Farias GO, Nascimento JV do, Graça A, Batista PMF. <b>Crenças e expectativas constituídas ao longo da carreira docente em Educação Física</b&gt; - doi: 10.4025/reveducfis.v22i4.10651. JPhysEduc [Internet]. 4º de janeiro de 2012 [citado 30º de setembro de 2025];22(4):497-09. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/10651
Seção
Artigos Originais