<b>Relação da autoestima entre a percepção de saúde e aspectos sociodemográficos de idosos praticantes de exercício físico</b> - doi: 10.4025/reveducfis.v22i4.10825

  • Giselli Antunes Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Giovana Zarpellon Mazo Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Giovane Pereira Balbé Universidade do Estado de Santa Catarina
Palavras-chave: Autoestima, Idoso, Exercício Físico

Resumo

O objetivo deste estudo foi comparar a percepção de autoestima e de saúde com os aspectos sociodemográficos de idosos praticantes de exercício físico, conforme o sexo. A amostra foi composta de 165 idosos praticantes de exercícios físicos com idade média de 69,14 anos (DP=6,04). A autoestima foi avaliada pela escala de Rosenberg, e a percepção de saúde e os aspectos sociodemográficos, por meio de perguntas estruturadas. Utilizou-se a estatística descritiva e testes não paramétricos, com p<0,05. Os idosos apresentaram elevada autoestima. Observou-se diferença significativa na autoestima e na percepção de saúde entre as mulheres idosas e homens idosos. Conclui-se que as mulheres idosas com percepção positiva do estado de saúde e os homens de idade igual ou superior a 70 anos, praticantes de exercício físico, apresentaram maior autoestima.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Giselli Antunes, Universidade do Estado de Santa Catarina
Professora Graduada em Educação Física
Giovana Zarpellon Mazo, Universidade do Estado de Santa Catarina
Professora Doutora do Departamento de Educação Física
Giovane Pereira Balbé, Universidade do Estado de Santa Catarina
Professor Mestrando em Ciências do Movimento HUmano
Publicado
2012-01-04
Como Citar
1.
Antunes G, Mazo GZ, Balbé GP. <b>Relação da autoestima entre a percepção de saúde e aspectos sociodemográficos de idosos praticantes de exercício físico</b&gt; - doi: 10.4025/reveducfis.v22i4.10825. JPhysEduc [Internet]. 4º de janeiro de 2012 [citado 30º de setembro de 2025];22(4):583-9. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/10825
Seção
Artigos Originais