<b>“O que eu transformaria? muita coisa!”: Os saberes e os não saberes docentes presentes no estágio supervisionado em Educação Física</b> - doi: 10.4025/reveducfis.v22i4.11277

  • Luis Eugênio Martiny
  • Pierre Normando Gomes-da-Silva UFPB
Palavras-chave: Estágio, Formação, Docentes,

Resumo

A finalidade desta investigação foi identificar os saberes e os não saberes docentes mobilizados e/ou adquiridos nas práticas pedagógicas dos futuros professores quando estes se encontram no estágio supervisionado. Com base em pesquisa documental, foram analisados 48 documentos, contidos nos Relatórios Finais, que continham as reflexões escritas de oito futuros professores que realizaram suas intervenções docentes no primeiro semestre de 2010, em escolas públicas do município de João Pessoa - PB. Para realizar a coleta destes dados foram utilizados os procedimentos metodológicos da pesquisa colaborativa no estágio supervisionado de Gomes-da-Silva (2009). Para análise dos dados foram utilizadas as técnicas de análise de conteúdo de Bardin (2008). A teoria que fundamentou esta análise foi de Tardif (2008). Foram identificadas três categorias de saberes docentes, quais sejam: i) saberes da experiência; ii) saberes escolares; e iii) os não saberes. O mapeamento destas categorias sinaliza que uma prática pedagógica é feita de saberes, reforça a provisoriedade destes saberes e acentua a complexidade da docência na área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Luis Eugênio Martiny
Mestrando do Programa Associado de pós-graduação em Educação Física – UPE/UFPB
Pierre Normando Gomes-da-Silva, UFPB
Professor Doutor do Departamento de Educação Física, da Universidade Federal da Paraíba
Publicado
2012-01-04
Como Citar
1.
Martiny LE, Gomes-da-Silva PN. <b>“O que eu transformaria? muita coisa!”: Os saberes e os não saberes docentes presentes no estágio supervisionado em Educação Física</b&gt; - doi: 10.4025/reveducfis.v22i4.11277. JPhysEduc (Maringá) [Internet]. 4º de janeiro de 2012 [citado 22º de dezembro de 2025];22(4):569-81. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/11277
Seção
Artigos Originais