<b>Práticas pedagógicas como cenário para a construção do conhecimento pedagógico do conteúdo dos futuros professores de Educação Física</b> - doi: 10.4025/reveducfis.v23i2.12462

  • Daniel Marcon Universidade de Caxias do Sul
  • Amândio Braga dos Santos Graça Universidade do Porto
  • Juarez Vieira do Nascimento Universidade Federal de Santa Catarina
Palavras-chave: Formação de professores, Docência, Base de conhecimentos.

Resumo

A literatura sugere que o conhecimento pedagógico do conteúdo (CPC) dos futuros professores de Educação Física seja construído, entre outras estratégias formativas, por intermédio das práticas pedagógicas (PPs). Neste sentido, este ensaio buscou refletir sobre o papel desempenhado pelas PPs no sentido da construção do CPC e pelos professores formadores para implementá-las e geri-las. Também verificou as seguintes questões: a centralidade do CPC e a importância do exercício da docência na formação dos futuros professores; a necessidade de inserção de diferentes PPs na formação inicial; a função das PPs de desvendar a base de conhecimentos dos futuros professores; a relevância da participação dos professores formadores na intermediação entre projeto pedagógico do curso, base de conhecimentos dos futuros professores e PPs; e a necessidade de arquitetar os programas de formação nessa direção. Esses elementos compõem o cenário das PPs nos programas de formação inicial de professores de Educação Física e viabilizam a construção do CPC dos futuros professores.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Daniel Marcon, Universidade de Caxias do Sul
Doutor em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto (UP - Portugal) e Professor Assistente da Universidade de Caxias do Sul (UCS).
Amândio Braga dos Santos Graça, Universidade do Porto
Doutor em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto (UP - Portugal) e Professor Associado da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (UP - Portugal).
Juarez Vieira do Nascimento, Universidade Federal de Santa Catarina
Doutor em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto (UP - Portugal); Professor Associado da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Tecnológico (CNPq).
Publicado
2012-07-25
Como Citar
1.
Marcon D, Graça AB dos S, Nascimento JV do. <b>Práticas pedagógicas como cenário para a construção do conhecimento pedagógico do conteúdo dos futuros professores de Educação Física</b&gt; - doi: 10.4025/reveducfis.v23i2.12462. JPhysEduc [Internet]. 25º de julho de 2012 [citado 11º de novembro de 2025];23(2):295-06. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/12462
Seção
Artigos de Revisão