<b>A Síndrome de Burnout no Esporte Brasileiro</b> - doi: 10.4025/reveducfis.v23i1.14566

  • Daniel Alvarez Pires UFPA
  • Marisa Lúcia de Mello Santiago Universidade Federal de Minas Gerais
  • Dietmar Martin Samulski
  • Varley Teoldo da Costa
Palavras-chave: Esporte

Resumo

A síndrome de Burnout é considerada uma reação ao estresse crônico e possui como principais características a exaustão emocional, o reduzido senso de realização e a despersonalização. O objetivo desse estudo consistiu em revisar as pesquisas referentes à síndrome no ambiente esportivo brasileiro. O método empregado para a seleção dos trabalhos consistiu na busca eletrônica nas bases de dados computadorizadas do sistema Qualis da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), órgão do governo brasileiro responsável pela pós-graduação; e na procura por citações em artigos identificados na busca eletrônica. Foram encontradas oito pesquisas relacionadas à síndrome de Burnout no cenário esportivo brasileiro, as quais foram classificadas em três temas para discussão: (a) implicações do Burnout no treinamento esportivo; (b) instrumento psicométrico de mensuração; e (c) manifestação do Burnout em atletas e treinadores. Conclui-se que existe uma carência de investigações científicas sobre o Burnout no ambiente esportivo brasileiro.

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Biografia do Autor

Daniel Alvarez Pires, UFPA
Possui graduação em Educação Física pela Universidade do Estado do Pará (2003) e mestrado em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (2006). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Psicologia do Esporte e da Atividade Física, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia da atividade física e do esporte, síndrome de burnout, treinamento esportivo, e detecção de talentos esportivos Currículo Lattes
Publicado
2012-04-01
Como Citar
1.
Pires DA, Santiago ML de M, Samulski DM, Costa VT da. <b>A Síndrome de Burnout no Esporte Brasileiro</b&gt; - doi: 10.4025/reveducfis.v23i1.14566. JPhysEduc [Internet]. 1º de abril de 2012 [citado 13º de setembro de 2025];23(1):131-9. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/14566
Seção
Artigos de Revisão