<b>Bem estar do trabalhador docente em educação física ao longo da carreira</b> doi: 10.4025/reveducfis.v24i2.16114

  • Jorge Both Universidade Estadual de Londrina
  • Juarez Vieira do Nascimento Universidade Federal de Santa Catarina
  • Christi Noriko Sonoo Universidade Estadual de Maringá
  • Carlos Augusto Fogliarini Lemos Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
  • Adriano Ferreti Borgatto Universidade Federal de Santa Catarina
Palavras-chave: Professor, Bem Estar, Estilo de Vida, Satisfação no Trabalho, Educação Física, Carreira Docente

Resumo

O objetivo do estudo foi analisar o Bem Estar do Trabalhador Docente (BETD) por meio do Parâmetro Socioambiental (Satisfação no Trabalho – ST) e do Parâmetro Individual (Estilo de Vida – EV) dos professores de Educação Física, considerando os Ciclos de Desenvolvimento Profissional (CDP). Participaram da pesquisa 1.645 professores dos magistérios públicos estaduais do sul do Brasil. Na coleta de dados foi utilizado um questionário sociodemográfico e profissional, bem como os instrumentos QVT-PEF e PEVI. Os resultados não evidenciaram associação entre o BETD e o CDP. Em relação aos Parâmetros Individuais e Socioambientais, não se constatou diferenças entre os ciclos de Diversificação e Estabilização quando a avaliada a ST. Na avaliação do EV, apenas o Comportamento Preventivo identificou diferenças significativas entre estes dois ciclos. Tais resultados demonstram elevada concordância de sentimentos e de comportamentos frente aos Parâmetros Individual e Socioambiental do Bem Estar do Trabalhador Docente após nove anos de docência.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...
Publicado
2013-07-04
Como Citar
1.
Both J, Nascimento JV do, Sonoo CN, Lemos CAF, Borgatto AF. <b>Bem estar do trabalhador docente em educação física ao longo da carreira</b&gt; doi: 10.4025/reveducfis.v24i2.16114. JPhysEduc [Internet]. 4º de julho de 2013 [citado 14º de setembro de 2025];24(2):233-46. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/16114
Seção
Artigos Originais