<b>Nível de desempenho técnico-tático e experiência esportiva dos atletas de voleibol das categorias de formação</b> doi:4025/reveducfis.v23i4.16313

  • Margareth Porath Universidade Federal de Santa Catarina
  • Juarez Vieira do Nascimento
  • Michel Milistetd
  • Carine Collet
  • William das Neves Salles
  • Ricardo Teixeira Quinaud
Palavras-chave: Voleibol. Experiência esportiva. Desempenho técnico-tático.

Resumo

O objetivo do presente estudo foi analisar o desempenho técnico-tático de jogadores de voleibol e compará-los de acordo com seu nível de experiência na modalidade. Participaram 24 equipes, finalistas do campeonato estadual de 2010, das categorias mirim, infantil e infanto-juvenil. Os instrumentos utilizados foram um questionário aplicado aos atletas para identificar o nível de experiência esportiva e o Instrumento de Avaliação do Desempenho Técnico-Tático (IAD-VB) de Collet et al. (2011) para analisar as ações técnico-táticas. Na análise dos dados recorreu-se a estatística descritiva e a regressão logística multinomial, do programa SPSS, adotando-se o nível de significância de p<0,001. Os resultados encontrados indicam que a categoria mirim não apresentou relação entre o desempenho técnico-tático de jogadores e a experiência na modalidade, confirmando os pressupostos da formação esportiva a longo prazo. Constatou-se que a experiência esportiva tem favorecido o desenvolvimento técnico-tático de jovens jogadores de voleibol, principalmente nas categorias infantil e infanto-juvenil.

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Biografia do Autor

Margareth Porath, Universidade Federal de Santa Catarina
Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012).
Publicado
2013-01-30
Como Citar
1.
Porath M, Nascimento JV do, Milistetd M, Collet C, Salles W das N, Quinaud RT. <b>Nível de desempenho técnico-tático e experiência esportiva dos atletas de voleibol das categorias de formação</b&gt; doi:4025/reveducfis.v23i4.16313. JPhysEduc [Internet]. 30º de janeiro de 2013 [citado 12º de outubro de 2025];23(4):565-74. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/16313
Seção
Artigos Originais