Fatores influenciadores para adoção de prática de atividades físicas percebidos por pessoas longevas

  • Marize Amorim Universidade Federal de Santa Catarina
  • Rodrigo Rosso Krug Universidade Federal de Santa Catarina
  • Albertina Bonetti Universidade Federal de Santa Catarina
  • Giovana Zarpellon Mazo Universidade do Estado de Santa Catarina
Palavras-chave: Facilitadores, Atividade física, Grupo focal.

Resumo

Este estudo objetivou identificar os fatores influenciadores para adoção de prática de atividades físicas percebidos por pessoas longevas. Esta pesquisa qualitativa envolveu 69 mulheres com 80 anos ou mais de idade participantes de grupos de convivência. Os dados foram obtidos pela técnica de grupos focais e interpretados pela análise de conteúdo. Os fatores influenciadores identificados pelos longevos inativos fisicamente foram: a família e suas atribuições, atividade física e sua metodologia, atitudes positivas perante a prática de atividades físicas, estar com o outro e forma positiva de vivenciar o envelhecimento. Os ativos fisicamente além de destacarem os mesmos influenciadores relataram: atividade física de preferência e indicações para a prática de atividades físicas. Conhecer esses influenciadores para a prática é essencial para o desenvolvimento de estratégias e planejamento de ações dos profissionais de Educação Física a serem aplicadas antes, durante e após as aulas, visando adoção e continuidade dos longevos nessas atividades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marize Amorim, Universidade Federal de Santa Catarina
Licenciada em Educação Fisica (UFSC). Professora Doutora do Departamento de Educação Física, Centro de Desportos da Universidade Federal de Santa Catarina.
Rodrigo Rosso Krug, Universidade Federal de Santa Catarina
Licenciado em Educação Física pela Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ). Especialista em Ciências do Movimento Humano com enfase em Aptidão Física e Saúde, Envelhecimento Humano e Educação Física Escolar (UNICRUZ). Especialista em Educação Física Escolar pela  Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Doutorando em Ciência Médicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Albertina Bonetti, Universidade Federal de Santa Catarina
Professora Doutora do Departamento de Educação Física, Centro de Desportos da Universidade Federal de Santa Catarina
Giovana Zarpellon Mazo, Universidade do Estado de Santa Catarina
Licenciada em Educação Física (UFSM). Professora Doutora do Centro de Ciências da Saúde e Desportos e do programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da Universidade do Estado de Santa Catarina
Publicado
2014-07-30
Como Citar
1.
Amorim M, Krug RR, Bonetti A, Mazo GZ. Fatores influenciadores para adoção de prática de atividades físicas percebidos por pessoas longevas. JPhysEduc (Maringá) [Internet]. 30º de julho de 2014 [citado 26º de dezembro de 2025];25(2):273-8. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/19302
Seção
Artigos Originais