O estresse na arbitragem de ginástica rítmica: uma revisão sistemática

  • Paula Barreiros Debien Universidade Federal de Minas Gerais
  • Franco Noce Universidade Federal de Minas Gerais
  • Jurema Barreiros Prado Debien Colégio Militar de Belo Horizonte
  • Varley Teoldo da Costa Universidade Federal de Minas Gerais
Palavras-chave: Psicologia do Esporte, Árbitro, Ginástica.

Resumo

O estresse em árbitros tem sido objeto de estudo em várias modalidades esportivas, entretanto pouco se sabe sobre as interferências deste constructo na atividade de árbitros de ginástica rítmica (GR). O objetivo deste estudo foi fazer uma revisão sistemática sobre o estresse na arbitragem de GR. Foi realizada uma busca de artigos publicados entre os anos de 1993 e 2013 nas bases de dados Scopus, SPORTDiscus, SocINDEX e Web of Science. Os resultados apontam para um número reduzido de publicações sobre o estresse em árbitros de ginástica e também em outras modalidades. Foram identificadas particularidades entre os tipos de estresse das ginásticas e de outras modalidades esportivas. Conclui-se que o estresse que afeta as atividades laborais dos árbitros de GR possui características biopsicossociais e que existe necessidade de uma maior produtividade intelectual nesta área, objetivando avançar no entendimento de como estas variáveis interferem no desempenho destes profissionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Paula Barreiros Debien, Universidade Federal de Minas Gerais

Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais. Aluna de Iniciação Científica do Laboratório de Psicologia do Esporte do Centro de Excelência Esportiva da Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é diretora técnica de Ginástica Rítmica da Federação Mineira de Ginástica e árbitro nacional de Ginástica Rítmica pela Confederação Brasileira de Ginástica. Atua nas áreas de Ginástica Rítmica, Educação Física Escolar, Danças Populares e Psicologia do Esporte.

Franco Noce, Universidade Federal de Minas Gerais
Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996), mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999) e doutorado na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM - 2010). Professor Adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais. Professor de Pós-Graduação da Universidade Federal de Minas Gerais, da Universidade Federal de Viçosa. É membro do conselho editorial da Revista Iberoamericana de Psicología del Ejercicio y del Deporte, da Revista de Psicología del Deporte, Cuadernos de Psicologia del Deporte e diversos outros periódicos. Tem experiência na área de Educação Física e Psicologia do Esporte, atuando principalmente com o esporte de alto desempenho. Destacam-se a preparação da Equipe de Futebol de Campo da Arábia Saudita (Copa do Mundo Alemanha 2006), Comitê Paraolímpico Brasileiro (Paraolimpíadas Atenas 2004 e Pequim 2008), Sada/Cruzeiro (2009-2010) e diversas outras seleções nacionais (voleibol, tênis, futebol).
Jurema Barreiros Prado Debien, Colégio Militar de Belo Horizonte
Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1986) e mestrado em Supervisão Pedagógica pela Universidade Técnica de Lisboa (2007). Atualmente é diretora técnica de ginástica rítmica da Federação Mineira de Ginástica, árbitro nacional - Confederação Brasileira de Ginástica, professor do Ensino Básico - Colégio Militar de Belo Horizonte, professora assistente da Universidade FUMEC e professora assistente do Centro Universitário de Belo Horizonte. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas:Ensino da Educação Física, Formação de Professores e Ginástica Rítmica.
Varley Teoldo da Costa, Universidade Federal de Minas Gerais
Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999). Mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2003). Doutorado em Ciências do Esporte pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG na área de Psicologia do Esporte (2011). É Membro da Sociedade Iberoamericana de Psicología del Deporte (SIPD), da Sociedade Sul-Americana de Psicologia do Esporte (SOSUPE), da Sociedade Brasileira de Psicologia do Esporte (SOBRAPE). Coordenador do Laboratório de Psicologia do Esporte LAPES-CENESP-UFMG. Na graduação é professor da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG, onde ministra atualmente as disciplinas: Fundamentos da Psicologia do Esporte I e II e Futebol de Campo II. Na Pós Graduação é professor no programa de Ciência do Esporte da UFMG (www.eef.ufmg.br). Foi treinador de futsal e futebol de campo por 12 anos initerruptos (1996-2008). Organizador do Caça Talentos no Futebol (2011). Possui trabalhos publicados nas áreas de Psicologia do Esporte, Futebol, Futsal.
Publicado
2014-10-03
Como Citar
1.
Debien PB, Noce F, Debien JBP, Costa VT da. O estresse na arbitragem de ginástica rítmica: uma revisão sistemática. JPhysEduc [Internet]. 3º de outubro de 2014 [citado 6º de setembro de 2025];25(3):489-00. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/22031
Seção
Artigos de Revisão