Formação profissional e percepção de competências de estudantes de Educação Física: uma reflexão a partir da disciplina de esportes de aventura e na natureza

  • Priscila Mari dos Santos Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Miraíra Noal Manfroi Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Juliana de Paula Figueiredo Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
  • Vinicius Zeilmann Brasil Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Alcyane Marinho Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
Palavras-chave: Competência profissional, Educação Física, Esportes

Resumo

Um dos desafios que se coloca às instituições de ensino superior é o de ser capaz de formar profissionais de Educação Física competentes, aptos a desenvolver o exercício da futura profissão e comprometidos com a melhoria das práticas profissionais nos contextos de atuação. Nessa perspectiva, este estudo tem como objetivo, a partir do modelo de competência profissional proposto por Cheetham e Chivers (1996, 1998), verificar as competências observadas por 46 formandos do curso de Bacharelado em Educação Física de uma universidade pública de Santa Catarina, ao longo do desenvolvimento de uma disciplina centrada na abordagem de esportes de aventura e na natureza. Realizou-se uma investigação descritivo-exploratória, com abordagem qualitativa. Os resultados apontam que a disciplina, além de atingir seus objetivos, contribuiu significativamente para o desenvolvimento e a percepção de competências em diferentes níveis, bem como oportunizou a visualização do atual mercado de trabalho em Educação Física.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Priscila Mari dos Santos, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Mestre. Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Centro de Desportos da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis-SC, Brasil.

Miraíra Noal Manfroi, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Mestre. Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Centro de Desportos da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis-SC, Brasil.

Juliana de Paula Figueiredo, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Mestre. Professora Auxiliar do Departamento de Educação Física, Centro de Ciências da Saúde e do Esporte da Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis-SC, Brasil.

Vinicius Zeilmann Brasil, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Mestre. Professor Auxiliar do Departamento de Educação Física, Centro de Ciências da Saúde e do Esporte da Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis-SC, Brasil.

Alcyane Marinho, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
Doutora. Professora Adjunta do Departamento de Educação Física, Centro de Ciências da Saúde e do Esporte da Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis-SC, Brasil.
Publicado
2015-08-12
Como Citar
1.
dos Santos PM, Manfroi MN, Figueiredo J de P, Brasil VZ, Marinho A. Formação profissional e percepção de competências de estudantes de Educação Física: uma reflexão a partir da disciplina de esportes de aventura e na natureza. JPhysEduc [Internet]. 12º de agosto de 2015 [citado 13º de setembro de 2025];26(4):529-40. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/22578
Seção
Artigos Originais