Análise do perfil da flexibilidade de crianças e adolescentes mensurada por meio de dois testes

  • Hugo Cesar Martins-Costa Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (Departamento de Educação Física)
  • Sílvia Ribeiro Santos Araújo Universidade Federal de Minas Gerais (Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional)
  • Fernando Vitor Lima Universidade Federal de Minas Gerais (Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional)
  • Hans-Joachim Menzel Universidade Federal de Minas Gerais (Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional)
  • Amanda Paula Fernandes Universidade Federal de Minas Gerais (Pós-Graduação em Saúde Pública)
  • Mauro Heleno Chagas Universidade Federal de Minas Gerais (Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional)

Abstract

O objetivo do presente estudo foi mensurar a flexibilidade de crianças e adolescentes de ambos os sexos (7 aos 15 anos de idade), utilizando o teste de Sentar-e-Alcançar (TSA) e outro teste (Banco para a Avaliação da Flexibilidade - BAFLEX) que possibilite controlar as influências das características antropométricas individuais. Participaram do estudo 250 escolares do sexo masculino e feminino, agrupados em cinco faixas etárias: 7, 9, 11, 13, 15 anos. Quando testados pelo TSA, foi verificado um comportamento similar entre os sexos, destacando-se uma diminuição da flexibilidade até os 13 anos e estabilização aos 15 anos de idade. Em relação ao BAFLEX, não foi detectada redução do desempenho, mas sim um aumento da flexibilidade com o avanço da idade. Adicionalmente, as voluntárias apresentaram maiores níveis de flexibilidade que os indivíduos do sexo masculino na faixa etária de 13 anos. O comportamento da flexibilidade foi diferente entre os testes utilizados, reforçando a expectativa de que os resultados do TSA são influenciados por características antropométricas.

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Published
2015-04-20
How to Cite
1.
Martins-Costa HC, Araújo SRS, Lima FV, Menzel H-J, Fernandes AP, Chagas MH. Análise do perfil da flexibilidade de crianças e adolescentes mensurada por meio de dois testes. JPhysEduc [Internet]. 2015Apr.20 [cited 2025Oct.9];26(2):257-65. Available from: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/22871
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Original Articles