Análise do conteúdo dança nas Propostas Curriculares Estaduais de Educação Física do Brasil

  • Irlla Karla dos Santos Diniz Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" e Instituto Federal de São Paulo - IFSP, Campus Capivari.
  • Suraya Cristina Darido Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Palavras-chave: Educação Física escolar, Dança, Propostas Curriculares Estaduais.

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar como o conteúdo da dança é tratado nas Propostas Curriculares Estaduais (PCE) de Educação Física no Ensino Fundamental procurando delinear como o conteúdo é abordado nesses documentos. Para tanto, desenvolveu-se uma análise documental em 17 PCE. Os dados foram analisados a partir de categorias temáticas, sendo elas: a indicação ou não da dança como um conteúdo da Educação Física, e a identificação do referencial teórico; quais os termos empregados para designar a dança; a existência ou não de propostas de organização curricular e classificação dos subtemas da dança; e se as dimensões dos conteúdos (conceitual, procedimental e atitudinal) foram ou não apresentadas. Os resultados apontaram que a dança é um conteúdo relevante para as PCE, já que todas propuseram esse tema em suas diretrizes. Todavia, os objetivos, o referencial teórico e as dimensões dos conteúdos apresentaram divergências entre si.

 

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Biografia do Autor

Irlla Karla dos Santos Diniz, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" e Instituto Federal de São Paulo - IFSP, Campus Capivari.
Graduada em Educação Física (Licenciatura) pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"; - Campus Rio Claro - SP. Mestre pelo Programa Interdisciplinar de Desenvolvimento Humano e Tecnologias, com ênfase em Educação Física escolar, e doutoranda pelo mesmo programa de Pós Graduação. Pesquisadora do Laboratório de Estudos e Trabalhos e Pedagógicos em Educação Física (LETPEF), desenvolve estudos relacionados com aplicação de novas tecnologias à Educação Física escolar, bem como a produção de materiais didáticos e os Temas Transversais.
Suraya Cristina Darido, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Possui graduação em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1984), mestrado em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1991) e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1997). Trabalha na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho desde 1987 e coordena o Laboratório de estudos e trabalhos pedagógicos em Educação Física (LETPEF). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: produção e avaliação de materiais didáticos, temas transversais, esporte educacional, organização curricular, conteúdos e avaliação.
Publicado
2015-08-12
Como Citar
1.
dos Santos Diniz IK, Darido SC. Análise do conteúdo dança nas Propostas Curriculares Estaduais de Educação Física do Brasil. JPhysEduc [Internet]. 12º de agosto de 2015 [citado 15º de setembro de 2025];26(3):353-65. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/25385
Seção
Artigos Originais