Sensoralidade para crianças: o paladar na educação física escolar

  • Leys Eduardo dos Santos Soares Universidade Federal da Paraíba
  • Ana Raquel de Oliveira França Universidade Federal da Paraíba
  • Anielle Chaves de Araújo Universidade Federal da Paraíba
  • Pierre Normando Gomes-da-Silva Universidade Federal da Paraíba
Palavras-chave: Paladar. Escolha alimentar. Jogo.

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de um programa de aulas lúdicas sobre educação sensorial, especificamente, a percepção gustativa para crianças de 4 e 5 anos da rede pública de ensino de João Pessoa-PB. Foram ministradas 20 aulas durante dois meses, utilizando alimentos de sabor doce, salgado, azedo e amargo. Inicialmente, foi aplicado um instrumento de avaliação da capacidade sensorial gustativa, depois foi desenvolvido o programa de aulas “saborosas”, por meio de jogos tematizando um sabor por aula. Por fim, houve a reaplicação do instrumento de avaliação inicial comparando os resultados pré e pós-intervenção. Estas aulas além de articular Educação Física e Nutrição na escola, incentivaram as crianças a provar alimentos diferentes, fornecendo estímulos para melhor lidar com as escolhas alimentares, o que contribuiu para preferências alimentares mais saudáveis. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Leys Eduardo dos Santos Soares, Universidade Federal da Paraíba
Graduado em Licenciatura em Educação Física. Laboratório de Estudos e Pesquisas em Corporeidade Cultura e Educação – LEPEC/DEF/CCS/UFPB. João Pessoa-PB, Brasil.
Ana Raquel de Oliveira França, Universidade Federal da Paraíba
Mestranda em Educação. Programa de Pós-graduação em Educação – PPGE/UFPB. Laboratório de Estudos e Pesquisas em Corporeidade Cultura e Educação – LEPEC/DEF/CCS/UFPB. João Pessoa-PB, Brasil.
Anielle Chaves de Araújo, Universidade Federal da Paraíba
Mestre em Tecnologia Agroalimentar. Laboratório de Estudos e Pesquisas em Corporeidade Cultura e Educação-LEPEC/DEF/CCS/UFPB. João Pessoa-PB, Brasil.
Pierre Normando Gomes-da-Silva, Universidade Federal da Paraíba
Doutor em Educação. Professor no Departamento de Educação Física-UFPB. Líder do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Corporeidade Cultura e Educação – LEPEC/DEF/CCS/UFPB. João Pessoa-PB, Brasil.
Publicado
2015-08-12
Como Citar
1.
dos Santos Soares LE, de Oliveira França AR, de Araújo AC, Gomes-da-Silva PN. Sensoralidade para crianças: o paladar na educação física escolar. JPhysEduc [Internet]. 12º de agosto de 2015 [citado 14º de setembro de 2025];26(3):342-5. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/26004
Seção
Artigos Originais