Saúde masculina: análise de programas de intervenção em atividade física

  • Melissa de Carvalho Souza Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Adriana Coutinho de Azevedo Guimarães Universidade do Estado de Santa Catarina
Palavras-chave: Atividade motora, Saúde, Homens

Resumo

Objetivou analisar artigos originais que desenvolveram intervenções em atividade física especificamente com homens e benefícios associados à saúde. Esta revisão sistemática selecionou artigos de bases de dados. Identificou-se 4.178 estudos, oito preencheram os critérios de inclusão. Verificou-se efeitos positivos na saúde de homens com intervenções em atividade física com atividades aeróbicas e exercícios resistidos entre 12 semanas e 12 meses, em intensidade moderada à vigorosa. Tais intervenções proporcionam melhores condições de saúde ao homem. É necessário a realização de intervenções em homens brasileiros, uma vez que não encontrou-se estudos no Brasil com este tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Melissa de Carvalho Souza, Universidade do Estado de Santa Catarina
Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pelo Centro de Ciências da Saúde e do Esporte da Universidade do Estado de Santa Catarina - CEFID/UDESC (2012). Atualmente é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano do CEFID/UDESC. Pesquisadora do Laboratório de Pesquisa em Lazer e Atividade Física (LAPLAF) do CEFID/UDESC. Atua em projetos de ensino, pesquisa e extensão, com ênfase em Atividade Física, Saúde e Qualidade de Vida. 
Adriana Coutinho de Azevedo Guimarães, Universidade do Estado de Santa Catarina
Possui graduação em Educação Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina, mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutorado em Motricidade Humana na área da Saúde e Condição Física na Faculdade de Motricidade Humana - FMH/UTL. Atualmente é professora adjunto do Departamento de Educação Física e do Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano no Centro de Ciências da Saúde e do Esporte da Universidade do Estado de Santa Catarina. Pesquisadora do Laboratório de Pesquisa em Lazer e Atividade Física (LAPLAF) do CEFID/UDESC. Atua na área da Educação Física com ênfase em Atividade Física, Saúde e Qualidade de Vida, atuando principalmente com meia idade e idosos.
Publicado
2015-10-30
Como Citar
1.
Souza M de C, Guimarães AC de A. Saúde masculina: análise de programas de intervenção em atividade física. JPhysEduc [Internet]. 30º de outubro de 2015 [citado 12º de outubro de 2025];26(4):647-58. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/26789
Seção
Artigos de Revisão