A produção do conhecimento sobre a formação continuada de professores de Educação Física: uma análise entre estudos nacionais e internacionais
Palavras-chave:
Educação Física e treinamento, Desenvolvimento de pessoal, Conhecimento.
Resumo
O artigo analisa a produção do conhecimento sobre a formação continuada de professores de Educação Física na base de dados Education Resources Information Center (ERIC) e numa coletânea de 14 periódicos nacionais. O objetivo é fornecer uma visão geral das produções e discutir as opções de pesquisa adotadas pelos pesquisadores, identificando evoluções e tendências. Foi possível constatar uma transitoriedade nos 15 anos de produção analisada (2000-2014) e uma prevalência de estudos que privilegiam a historicidade dos informantes. Quanto à natureza epistemológica, predominaram estudos fenomenológico-hermenêuticos e quanto aos métodos de pesquisa, os de natureza qualitativa. Os dados sugerem que há espaço para se investigar a formação continuada que compreenda o professor como um pesquisador de sua prática e transformador de sua realidade.Downloads
Não há dados estatísticos.
Metrics
Carregando Métricas ...
Publicado
2016-03-29
Como Citar
1.
Bomfim ABC, Silva SAP dos S, Miranda ML de J. A produção do conhecimento sobre a formação continuada de professores de Educação Física: uma análise entre estudos nacionais e internacionais. JPhysEduc (Maringá) [Internet]. 29º de março de 2016 [citado 25º de dezembro de 2025];27(1):e-2715. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/29101
Edição
Seção
Artigos de Revisão
•Os autores detém os direitos autorais, permitindo citações de seu conteúdo em outros veículos de informações científicas e técnicas.

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.






_1502.jpg)









