Desempenho motor em habilidades básicas de crianças participantes e não participantes de prática esportiva orientada

  • Patrick Costa Ribeiro-Silva Universidade Federal de Minas Gerais
  • Nádia Fernanda Shimitt Marinho Universidade Federal de Minas Gerais
  • Welisney Soares Brito Universidade Federal de Minas Gerais
  • Nara Estefânia Costa Universidade Federal de Minas Gerais
  • Rodolfo Novellino Benda Universidade Federal de Minas Gerais
Palavras-chave: Prática esportiva, Desenvolvimento motor

Resumo

O presente estudo teve por objetivo analisar o desempenho motor em habilidades básicas de crianças participantes e não participantes de prática esportiva orientada. A amostra foi constituída por 40 crianças de ambos os sexos com idade entre 8 e 10 anos, estudantes de uma escola privada de Belo Horizonte. Os grupos foram divididos em crianças participantes de alguma prática esportiva orientada adicional (PEA) e crianças que não participavam de nenhuma prática esportiva orientada além de aulas de educação física (GC). O desempenho em habilidades básicas foi avaliado por meio do Test of Gross Motor Development (TGMD-2). As medidas usadas foram o quociente motor amplo, escore bruto das habilidades locomotoras e manipulativas e análise qualitativa. Uma anamnese foi aplicada junto aos pais contendo perguntas sobre a rotina das crianças, tipos de lugares que costumavam frequentar no tempo livre; tempo aproximado que faziam uso de brincadeiras, tempo aproximado que costumavam fazer uso de aparelhos e jogos eletrônicos em dias úteis, classe socioeconômica da família e se participavam ou não de alguma prática esportiva orientada. Observou-se superioridade do grupo PEA sobre o grupo GC em todas as medidas do TGMD-2. O conjunto dos resultados permite concluir que o envolvimento de crianças com prática esportiva orientada pode contribuir com o processo de desenvolvimento motor. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Patrick Costa Ribeiro-Silva, Universidade Federal de Minas Gerais
Membro do Grupo de Estudos em Desenvolvimento e Aprendizagem Motora (GEDAM/UFMG) e aluno de Pós-gradução no programa de Ciências do Esporte na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO/UFMG).
Publicado
2017-11-20
Como Citar
1.
Ribeiro-Silva PC, Marinho NFS, Brito WS, Costa NE, Benda RN. Desempenho motor em habilidades básicas de crianças participantes e não participantes de prática esportiva orientada. JPhysEduc [Internet]. 20º de novembro de 2017 [citado 28º de outubro de 2025];29(1):e-2903. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/30558
Seção
Comportamento Motor e Biomecânica