O efeito da interferência contextual na aprendizagem de uma tarefa de apontamento manual

  • Natália Lelis-Torres Universidade Federal de Minas Gerais
  • Herbert Ugrinowitsch Universidade Federal de Minas Gerais
  • Tércio Apolinário-Souza Universidade Federal de Minas Gerais
  • Guilherme Menezes Lage Universidade Federal de Minas Gerais
Palavras-chave: Aprendizagem. Memória. Fenômenos biomecânicos. Cinemática,

Resumo

Pouco se sabe a respeito da associação entre o efeito da interferência contextual (EIC) e medidas cinemáticas. O objetivo do presente estudo foi investigar o EIC nos perfis cinemáticos de velocidade e aceleração do membro superior. Vinte e dois participantes (23,7 ± 3,3 anos) foram alocados em dois grupos de prática: em blocos (GPB) e aleatória (GPA). A tarefa consistiu em acertar três alvos apresentados no monitor em três sequências pré-determinadas o mais rápido e preciso possível. O estudo foi dividido em fase de aquisição e teste de transferência. As variáveis de desempenho foram tempo de reação, tempo de movimento e tempo de resposta e as variáveis cinemáticas foram pico de velocidade, tempo relativo para o pico de velocidade e número de correções para alcançar o alvo. Os principais achados mostraram que o GPA apresentou menor tempo de movimento e de resposta do que o GPB. Análise de regressão indicou que a mudança observada ao longo da prática para a medida de pico de velocidade estava associada à mudança do tempo de reação da fase de aquisição para o teste de transferência. Como o pico de velocidade é uma medida associada à pré-programação, sugere-se que o controle central seja essencial para a observação do EIC.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Natália Lelis-Torres, Universidade Federal de Minas Gerais
Bacharel em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestrado em andamento em Ciências do Esporte na linha de pesquisa de Aquisição, controle e adaptação de habilidades motoras ao longo da vida pela Universidade Federal de Minas Gerais. Membro do GEDAM (Grupo de Estudos em Desenvolvimento e Aprendizagem Motora).
Publicado
2017-11-20
Como Citar
1.
Lelis-Torres N, Ugrinowitsch H, Apolinário-Souza T, Lage GM. O efeito da interferência contextual na aprendizagem de uma tarefa de apontamento manual. JPhysEduc [Internet]. 20º de novembro de 2017 [citado 29º de setembro de 2025];29(1):e-2904. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/30776
Seção
Comportamento Motor e Biomecânica