Comportamento sedentário no lazer e sua associação com atividade física no contexto escolar de crianças no sul do Brasil

  • Marina Christofoletti Universidade Federal de Santa Catarina
  • Giovâni Firpo Del Duca Universidade Federal de Santa Catarina
  • Lays Tomazoni Gripa Universidade Federal de Santa Catarina
  • Maria Alice Altenburg de Assis Universidade Federal de Santa Catarina
Palavras-chave: Criança, Estilo de vida sedentário, Estudos transversais.

Resumo

O objetivo foi investigar a prevalência de comportamento sedentário no lazer e sua associação com indicadores demográficos, turno de estudo e atividade física no contexto escolar de crianças da rede municipal de ensino de Florianópolis, SC. O instrumento utilizado na amostra representativa de escolares do 2º ao 5º ano foi o questionário online Web-CAAFE, com indicações de atividades realizadas e alimentos consumidos no dia anterior. Dentre as 1831 crianças investigadas (8,75 anos [DP±1,03]; 52,2% sexo masculino), o comportamento sedentário no lazer foi de 56,1% (IC95%: 51,1; 61,1). Verificou-se uma associação do desfecho com o aumento da idade (7 anos: RP 1,00; 8 anos: RP 1,23; 9 anos: RP 1,40; 10 anos: RP 1,45; p<0,001) e com a inatividade física no turno de estudo (RP 1,36 [IC95%: 1,21; 1,52]). Conclui-se que a proximidade com a adolescência e a falta de atividade física no contexto escolar foram aspectos relacionados com a adoção de comportamento sedentário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marina Christofoletti, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Física no Núcleo de Pesquisa em Atividade Física e Saúde da Universidae Federal de Santa Catarina.

 

Giovâni Firpo Del Duca, Universidade Federal de Santa Catarina
Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Física, na área de Atividade Física Relacionada à Saúde da Universidade Federal de Santa Catarina.
Lays Tomazoni Gripa, Universidade Federal de Santa Catarina
Participante do Núcleo de Pesquisa em Atividade Física e Saúde da Universidade Federal de Santa Catarina.
Maria Alice Altenburg de Assis, Universidade Federal de Santa Catarina
Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Física, na área de Atividade Física Relacionada à Saúde da Universidade Federal de Santa Catarina.
Publicado
2016-11-08
Como Citar
1.
Christofoletti M, Del Duca GF, Gripa LT, Assis MAA de. Comportamento sedentário no lazer e sua associação com atividade física no contexto escolar de crianças no sul do Brasil. JPhysEduc [Internet]. 8º de novembro de 2016 [citado 27º de setembro de 2025];27(1):e-2755. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/31492
Seção
Atividade física e Saúde