Aptidão física relacionada à saúde de alunos de graduação em Educação Física

  • Camila Angélica Asahi Mesquita Universidade Estadual Paulista, Programa de Pós-graduação em Ciências da Motricidade, Rio Claro, SP, Brasil.
  • Bruna Camilo Turi-Lynch Universidade Estadual Paulista, Programa de Pós-graduação em Ciências da Motricidade, Rio Claro, SP, Brasil.
  • Rodrigo Dutra Bergoc Universidade Estadual Paulista, Departamento de Educação Física, Bauru-SP, Brasil.
  • Rosana Lisboa Maia Universidade Estadual Paulista, Departamento de Educação Física, Bauru-SP, Brasil.
  • Sandra Lia Amaral Universidade Estadual Paulista, Departamento de Educação Física, Bauru-SP, Brasil.
  • Henrique Luiz Monteiro Universidade Estadual Paulista, Departamento de Educação Física, Bauru-SP, Brasil.
Palavras-chave: Aptidão física, Perfil de Saúde, Estudantes de Ciências da Saúde.

Resumo

O objetivo desse estudo foi descrever e analisar o condicionamento físico de alunos de graduação do curso de Educação Física. A amostra foi composta por 110 mulheres e 115 homens. Foram avaliados peso, altura, índice de massa corpórea, porcentagem de gordura (GC), frequência cardíaca, pressão arterial sistólica (PAS) e diastólica, flexibilidade, força e resistência muscular localizada (RML). Como principais resultados observamos maior porcentagem de mulheres com gordura corporal e RML acima dos valores ideais para a idade quando comparados aos homens (GC: 37% vs 4%, p= 0,001; RML: 32% vs 13%, p= 0,001), enquanto houveram mais homens com alteração na PAS quando confrontado com mulheres (22% vs 6%, p= 0,001). Em conclusão, estudantes do sexo masculino apresentaram maiores níveis de aptidão física em relação às mulheres, e parcela expressiva de alunos de Educação Física apresentam alterações nos valores de referência à normalidade para variáveis antropométricas, hemodinâmicas e de desempenho motor.

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Publicado
2017-11-20
Como Citar
1.
Mesquita CAA, Turi-Lynch BC, Bergoc RD, Maia RL, Amaral SL, Monteiro HL. Aptidão física relacionada à saúde de alunos de graduação em Educação Física. JPhysEduc (Maringá) [Internet]. 20º de novembro de 2017 [citado 21º de dezembro de 2025];29(1):e-2908. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/31624
Seção
Atividade física e Saúde