<strong>A INFLUÊNCIA DE FATORES AMBIENTAIS NO DESEMPENHO MOTOR E SOCIAL DE CRIANÇAS DA PERIFERIA DE PORTO ALEGRE</strong> - DOI: 10.4025/reveducfis.v19i2.3220

  • Ricieli Zajonz
  • Alessandra Bombarda Müller
  • Nadia Cristina Valentini UFRGS
Palavras-chave: Desenvolvimento social, Deficiências do desenvolvimento, Fatores de risco.

Resumo

Os objetivos deste estudo foram identificar crianças com atraso no desenvolvimento motor e social, verificar se esses atrasos estariam associados aos fatores de risco ambientais e analisar o impacto da intervenção motora no desenvolvimento motor e social de crianças em vulnerabilidade social. Os participantes (43 crianças entre 06 e 18 meses de idade) foram avaliados por meio da escala de Desenvolvimento do Comportamento da Criança no Primeiro Ano de Vida (EDCC) e da Alberta Infant Motor Scale (AIMS). Intervenções foram implementadas em diferentes contextos. Os resultados evidenciaram que: (1)19 crianças apresentavam desenvolvimento em níveis abaixo do esperado para sua faixa etária; (2) o desenvolvimento social era mais elevado nas famílias em que o pai estava presente e naquelas de maior poder aquisitivo; (3) o desenvolvimento motor era mais levado em bebês de mães mais velhas que tiveram tempo de amamentação mais longo e cujo nível socioeconômico era mais elevado. Nas comparações de grupos observou-se que a intervenção na creche foi mais efetiva que a domiciliar em propiciar mudanças no desenvolvimento motor e social de crianças de risco.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ricieli Zajonz
Educadora Fisica UFRGS
Alessandra Bombarda Müller
Fisioterapeuta Mestre em Ciências do Movimento Humano
Nadia Cristina Valentini, UFRGS
Departamento de Educação Fisica Desenvolvimento Motor
Publicado
2008-10-21
Como Citar
1.
Zajonz R, Müller AB, Valentini NC. <strong>A INFLUÊNCIA DE FATORES AMBIENTAIS NO DESEMPENHO MOTOR E SOCIAL DE CRIANÇAS DA PERIFERIA DE PORTO ALEGRE</strong&gt; - DOI: 10.4025/reveducfis.v19i2.3220. JPhysEduc [Internet]. 21º de outubro de 2008 [citado 13º de setembro de 2025];19(2):159-71. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3220
Seção
Artigos Originais