PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM-TREINAMENTO NO VOLEIBOL INFANTIL MASCULINO EM SANTA CATARINA
				
										Palavras-chave:
				
				
																		Voleibol, 													Categoria infantil, 													Pedagogia do esporte															
			
			
										Resumo
O objetivo deste estudo foi analisar o processo de ensino-aprendizagem-treinamento do voleibol infantil masculino, caracterizando a complexidade estrutural das atividades, das tarefas e do campo ecológico. Foram observadas e analisadas semanas típicas de treinamento da temporada esportiva de 2006 em três equipes catarinenses, totalizando 29 sessões e 186 atividades com durações variadas. Os resultados encontrados demonstraram que há diferenças no processo de ensino-aprendizagem-treinamento entre as equipes investigadas, em que a variação das tarefas motoras progressivas, tanto na freqüência quanto na duração, dependia dos objetivos traçados pelos treinadores. De modo geral, as equipes apresentaram maior número de tarefas classificadas como combinação de fundamentos, embora o maior tempo gasto tenha sido apresentado em exercícios de complexo de jogo. As evidências encontradas permitiram concluir que os treinadores respeitavam o aumento gradual na complexidade das tarefas realizadas, passando do desenvolvimento da eficiência para a eficácia, com posterior adaptação dos movimentos nas situações de jogo.Downloads
			Não há dados estatísticos.
		
	Metrics
Carregando Métricas ...
						Publicado
					
					
						2008-05-13
					
				
							Como Citar
						
						1. 
Collet C, Nascimento JV do, Ramos MHKP, Donegá AL. PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM-TREINAMENTO NO VOLEIBOL INFANTIL MASCULINO EM SANTA CATARINA. JPhysEduc [Internet]. 13º de maio de 2008 [citado 4º de novembro de 2025];18(2):147-59. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3271
						Edição
					
					
				
							Seção
						
						
							Artigos Originais
						
					
•Os autores detém os direitos autorais, permitindo citações de seu conteúdo em outros veículos de informações científicas e técnicas.

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
   
                                                                                                                                            
                                                                                                                                                                                 





_1502.jpg)









 