IMAGINÁRIO SOCIAL E EDUCAÇÃO FÍSICA: UM NOVO OLHAR SOBRE A CULTURA CORPORAL DE MOVIMENTO
				
										Palavras-chave:
				
				
																		Imaginário Social, 													Educação Física, 													Cultura corporal de Movimento															
			
			
										Resumo
Este trabalho objetiva analisar a inter-relação do imaginário social, enquanto forma de investigação científica, com a educação física. Esta análise se torna relevante na medida em que permite um 'novo olhar' sobre a cultura corporal. Através de uma revisão teórica verificamos que o imaginário pode ser entendido como sendo símbolos compartilhados por determinado grupo ou sociedade que influenciam as diversas esferas das relações sociais; e a cultura corporal de movimento seria a linguagem através do corpo envolvendo símbolos e significados que vão sendo construídos e desconstruídos em determinados contextos sócio-histórico-culturais. Portanto, consideramos que a articulação desses dois campos de conhecimento pode contribuir significativamente para a ampliação do olhar restrito e limitado que os profissionais de educação física parecem possuir sobre a cultura corporal de movimento, o que pode vir a beneficiar a sua prática pedagógica.Downloads
			Não há dados estatísticos.
		
	Metrics
Carregando Métricas ...
						Publicado
					
					
						2008-05-13
					
				
							Como Citar
						
						1. 
Maroun K, Vieira V. IMAGINÁRIO SOCIAL E EDUCAÇÃO FÍSICA: UM NOVO OLHAR SOBRE A CULTURA CORPORAL DE MOVIMENTO. JPhysEduc [Internet]. 13º de maio de 2008 [citado 4º de novembro de 2025];18(2):219-25. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3278
						Edição
					
					
				
							Seção
						
						
							Artigos de Revisão
						
					
•Os autores detém os direitos autorais, permitindo citações de seu conteúdo em outros veículos de informações científicas e técnicas.

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
   
                                                                                                                                            
                                                                                                                                                                                 





_1502.jpg)









 