PERFIL DE LIDERANÇA: UMA ANÁLISE NO CONTEXTO ESPORTIVO DE TREINAMENTO E COMPETIÇÃO

  • Elton Fernando Hoshino PSICÓLOGO
  • Christi Noriko Sonoo UEM
  • Lenemar Fiorese Vieira UEM
Palavras-chave: Estilo de liderança, Técnicos, Desempenho

Resumo

Este estudo analisou o perfil de liderança dos técnicos no treino e competição em esportes coletivos e individuais, verificando a relação entre o estilo de liderança e o desempenho final das equipes nos Jojup´s e Jap´s-2005. Participaram do estudo 345 sujeitos (atletas e técnicos) da cidade de Maringá - PR que responderam à Escala de Liderança no Esporte (LSS) de Chelladurai (1978). Utilizou-se estatística descritiva e o teste de Mann-Whitney. Os resultados evidenciaram que na comparação entre a percepção dos atletas de esportes coletivos e a de esportes individuais encontrou-se diferença estatisticamente significativa nas dimensões reforço (p ≤ 0,0000), democrático (p ≤ 0,0000) e autocrático (p ≤ 0,0062); assim, os técnicos de esportes coletivos usam mais comportamentos autocráticos, enquanto nos esportes individuais ocorrem mais comportamentos democráticos e de reforço. No estilo de liderança dos técnicos entre treinos e competições, encontrou-se diferença significativa (p ≤ 0,0204) na dimensão autocrático. Comparando-se o estilo de liderança dos técnicos com o desempenho final das equipes, encontrou-se diferença significativa (p ≤ 0,0336) na dimensão suporte social, ou seja, em equipes mais bem classificadas os técnicos utilizam menos esse tipo de comportamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Elton Fernando Hoshino, PSICÓLOGO
Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Esporte, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia do esporte, técnico e liderança Currículo Lattes
Publicado
2008-05-14
Como Citar
1.
Hoshino EF, Sonoo CN, Vieira LF. PERFIL DE LIDERANÇA: UMA ANÁLISE NO CONTEXTO ESPORTIVO DE TREINAMENTO E COMPETIÇÃO. JPhysEduc [Internet]. 14º de maio de 2008 [citado 13º de setembro de 2025];18(1):77-3. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3319
Seção
Artigos Originais