PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: CONTEÚDOS E ABORDAGENS PEDAGÓGICAS

  • Luciane Cristina Arantes da Costa FAFIPA
  • Juarez Vieira do Nascimento UFSC
Palavras-chave: Prática Pedagógica, Educação Física, Conteúdos, Abordagens Pedagógicas

Resumo

O objetivo geral dessa investigação foi verificar os conteúdos e as abordagens pedagógicas utilizados no ensino fundamental, bem como identificar as principais características da prática pedagógica dos professores e sua relação com diferentes propostas curriculares de formação inicial. A pesquisa proposta caracterizou-se como um estudo descritivo-exploratório, com a intenção de descrever a ação pedagógica dos professores de Educação Física. Participaram do estudo sessenta e três professores, sendo quarenta e seis de escolas estaduais e dezessete de escolas particulares. Os resultados apontaram que a maioria dos professores prioriza o ensino dos esportes em suas aulas, apesar de trabalharem com conteúdos diversificados; nas aulas dos professores com formação mais recente destacou-se o trabalho com os conteúdos relacionados à atividade física e saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Luciane Cristina Arantes da Costa, FAFIPA
Graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (1992) e mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Atualmente é coordenadora do Curso de Educação Física da Unidade de Ensino Superior Ingá - Uningá. Tem experiência na área de formação profissional e ministra cursos na área do ensino dos esportes coletivos Currículo Lattes
Publicado
2008-05-15
Como Citar
1.
Costa LCA da, Nascimento JV do. PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: CONTEÚDOS E ABORDAGENS PEDAGÓGICAS. JPhysEduc [Internet]. 15º de maio de 2008 [citado 11º de setembro de 2025];17(2):161-7. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3336
Seção
Artigos Originais