FREQÜÊNCIA RELATIVA DE CONHECIMENTO DE RESULTADOS NO PROCESSO ADAPTATIVO EM APRENDIZAGEM MOTORA

  • Fernanda Santos Oliveira UFMG
  • Michela Abreu Francisco Alves UFMG
  • Guilherme Menezes Lage UFMG
  • Hebert Ugrinowitsch UFMG
  • Rodolfo Novellino Benda UFMG
Palavras-chave: Aprendizagem motora, Processo adaptativo, Conhecimento de resultados

Resumo

O presente estudo teve por objetivo investigar os efeitos de diferentes freqüências de conhecimento de resultados (CR) no processo adaptativo em aprendizagem motora. Participaram desse experimento 30 sujeitos entre 18 e 35 anos. Na fase de estabilização, os sujeitos praticaram 60 tentativas com diferentes freqüências de fornecimento de CR. Na fase de adaptação, os grupos receberam perturbação na macroestrutura em 30 tentativas. Os resultados não mostraram diferenças entre os grupos, o que não permitiu confirmar os achados mais recentes discutidos na literatura. A tarefa seriada de posicionamento pode ter gerado uma aprendizagem reforçada, levando os grupos a terem um desempenho semelhante nos testes. Concluiu-se que para esta tarefa, com esta quantidade de prática, os efeitos de diferentes freqüências de CR não interferiram na aprendizagem. Tornam-se necessários novos estudos para conclusões mais precisas sobre esta variável no processo adaptativo em aprendizagem motora.

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Biografia do Autor

Fernanda Santos Oliveira, UFMG
Possui graduação em Educação Física pela FUNORTE - Faculdades Unidas do Norte de Minas (2005) e Curso de Pós-Graduação em Avaliação e Prescrição de Exercício Físico pela UNIMONTES - Universidade Estadual de Montes Claros (2008). Atualmente faz Pós-Graduação em Treinamento Esportivo com área de concentração em Musculação pela UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (2008 - 2009) Currículo Lattes
Publicado
2008-05-15
Como Citar
1.
Oliveira FS, Alves MAF, Lage GM, Ugrinowitsch H, Benda RN. FREQÜÊNCIA RELATIVA DE CONHECIMENTO DE RESULTADOS NO PROCESSO ADAPTATIVO EM APRENDIZAGEM MOTORA. JPhysEduc [Internet]. 15º de maio de 2008 [citado 14º de setembro de 2025];17(1):11-7. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3348
Seção
Artigos Originais