MODELOS DE ENSINO, NÍVEL DE SATISFAÇÃO E FATORES MOTIVACIONAIS PRESENTES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Palavras-chave:
Modelos de ensino, Nível de satisfação, Fatores motivacionais
Resumo
O presente estudo objetivou investigar os modelos de ensino, o nível de satisfação dos alunos e os fatores motivacionais presentes nas aulas de Educação Física. Sua amostra constituiu-se de 11 professores de 5ª a 8ª séries e 272 alunos da faixa etária de 11 a 14 anos, das escolas estaduais de Chapecó/SC. Para coletar os dados utilizaram-se os seguintes instrumentos: “Guia de Observação Qualitativa para a Avaliação das Aulas de Educação Física”, desenvolvido por López & González (2002ª); e questionário de “IADOV”, modificado por López (1993). A coleta de informações junto aos professores foi realizada antes e após a observação das aulas; a entrevista com os alunos aconteceu em dias posteriores aos das observações. A análise dos dados foi realizada através do “Guia de Observação Qualitativa” e do “Quadro Lógico de IADOV”. Os resultados demonstram que os professores possuem uma tendência voltada ao ensino tradicional dos jogos esportivos; entretanto, os estudantes apresentam-se satisfeitos com as aulas de Educação Física e sua motivação advém dos jogos esportivos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Metrics
Carregando Métricas ...
Publicado
2008-05-15
Como Citar
1.
Folle A, Pozzobon ME, Brum CF. MODELOS DE ENSINO, NÍVEL DE SATISFAÇÃO E FATORES MOTIVACIONAIS PRESENTES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. JPhysEduc [Internet]. 15º de maio de 2008 [citado 14º de setembro de 2025];16(2). Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3386
Edição
Seção
Artigos Originais
•Os autores detém os direitos autorais, permitindo citações de seu conteúdo em outros veículos de informações científicas e técnicas.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.