A PRÁTICA PEDAGÓGICA REFLEXIVA E OS FENÔMENOS EDUCATIVOS E SOCIAIS NO COTIDIANO ESCOLAR
Palavras-chave:
Educação física, Cotidiano escolar, Prática pedagógica reflexiva
Resumo
O objetivo do presente estudo é contribuir com as reflexões em Educação Física a partir do cotidiano escolar, em uma perspectiva de prática pedagógica reflexiva. Para este estudo de caso adotou-se como referencial teórico-metodológico a investigação-na-ação (ELLIOTT, 1994) mediada pela reflexão (SCHÖN, 2000), a ser realizada por meio de entrevista, sessões de estudo e intervenção pedagógica com uma professora-formanda do curso de Educação Física. A prática pedagógica reflexiva evidenciou fenômenos educativos e sociais emergentes do cotidiano escolar em relação aos quais o futuro professor deve estar preparado para fazer mediações. Os resultados apontam que o professor deve estar em contato com as situações conflituosas da prática docente em sua concretude desde o início de sua formação, apropriando-se do referencial teórico-crítico e tornando-se autônomo para investigar sua própria prática. Neste sentido, a epistemologia da prática reflexiva crítica cumpre seu papel.Downloads
Não há dados estatísticos.
Metrics
Carregando Métricas ...
Publicado
2008-05-15
Como Citar
1.
Ribeiro DMDB. A PRÁTICA PEDAGÓGICA REFLEXIVA E OS FENÔMENOS EDUCATIVOS E SOCIAIS NO COTIDIANO ESCOLAR. JPhysEduc (Maringá) [Internet]. 15º de maio de 2008 [citado 16º de dezembro de 2025];16(2). Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3393
Edição
Seção
Artigos Originais
•Os autores detém os direitos autorais, permitindo citações de seu conteúdo em outros veículos de informações científicas e técnicas.

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.






_1502.jpg)









