ATITUDES DE GRADUANDOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA DO CEFID EM FACE DA INCLUSÃO DE PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS

  • Thaís Silva Beltrame UDESC
  • Joyce Ribeiro UDESC
Palavras-chave: Atitudes, Inclusão, Educação Física

Resumo

O estudo teve como objetivo verificar atitudes de graduandos em Educação Física do Centro de Educação Física, Fisioterapia e Desportos (CEFID) da Universidade do Estado de Santa Catarina em face da inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais no ensino regular. Trata-se de um estudo do tipo descritivo-exploratório, tendo como participantes 125 alunos matriculados na quinta e na oitava fases da Licenciatura e do Bacharelado do curso de Educação Física do CEFID no ano de 2004. Como instrumento de coleta foi utilizado o Questionário de Atitudes de Sánchez e Alonso (1985), composto de 30 itens, cada um dos quais com 5 alternativas, tipo “Likert”, variando desde "desacordo total" até "acordo total". Os participantes apresentaram uma atitude positiva frente à inclusão, representada por 86,4% dos acadêmicos; no entanto, concluí-se que há necessidade de proporcionar experiência e conhecimento das deficiências a estes acadêmicos para que possam atuar de forma inclusiva.

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Biografia do Autor

Thaís Silva Beltrame, UDESC
Possui graduação em Educaçao Especial - Audiocomunicaçao pela Universidade Federal de Santa Maria (1989), Mestrado em Educaçao Brasileira pela Universidade Federal De Santa Maria (1995) e doutorado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (2000). Atualmente é professora da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento humano, escolares, sistemas ecológicos, educação especial e crianças Currículo Lattes
Publicado
2008-05-16
Como Citar
1.
Beltrame TS, Ribeiro J. ATITUDES DE GRADUANDOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA DO CEFID EM FACE DA INCLUSÃO DE PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS. JPhysEduc [Internet]. 16º de maio de 2008 [citado 14º de setembro de 2025];15(2):17-2. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3417
Seção
Artigos Originais