REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA E A SUA APLICAÇÃO NO TRABALHO JUNTO ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

  • Josiane Fujisawa Filus UNASP
  • Joaquim Martins Junior CESUMAR
Palavras-chave: Educação Física, Formação profissional, Pessoas com deficiência

Resumo

Nos últimos anos tem crescido o número de pessoas com deficiência que praticam atividades físicas. Devido à sua formação eclética, os profissionais da área, além de atenderem essa população em academias, lecionam também em escolas, que, devido à política de inclusão escolar, colocam os alunos com deficiência nas suas turmas regulares. Nesse contexto, este estudo visou identificar se os conteúdos recebidos no curso de Educação Física fornecem subsídios ao profissional que forma, possibilitando-lhe o trabalho com esta população. Além disso, buscou a identificação dos locais de atuação dos profissionais, as atividades desenvolvidas por eles e ainda sua opinião sobre a inclusão dos alunos com deficiência no ensino regular. Com este fim, foi aplicado um roteiro de entrevistas a uma amostra composta por quatorze profissionais, de ambos os sexos, que trabalhavam nesta área de atuação, tendo-se verificado que metade dos sujeitos não teve qualquer contato com conteúdos relacionados à área da deficiência durante a sua graduação e que, por tal motivo, tiveram dificuldades no início da carreira, destacando-se os relacionados à falta de experiência e de conhecimentos específicos. Constatou-se também que muitos estão descontentes com a formação recebida neste particular e que lhes falta um maior conhecimento sobre a pessoa com deficiência, bem como uma preparação para lidar com eles, problemas que somente são superados com a prática e com a experiência que adquirem no seu dia-a-dia. Concluiu-se assim que todas as disciplinas dos cursos de graduação em Educação Física deveriam fornecer algum conteúdo sobre como cada uma delas poderia lidar com as pessoas portadoras de deficiência, para que, juntas, possam formar um educador capaz de atender às necessidades especiais desses alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Josiane Fujisawa Filus, UNASP
JOSIANE FUJISAWA FILUS CONCLUIU A GRADUACAO EM EDUCACAO FISICA PELA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGA EM 2003. CONCLUIU O MESTRADO EM EDUCACAO PELA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGA EM 2006. ATUALMENTE LECIONA A DISCIPLINA DE RECREAÇÃO E JOGOS EDUCATIVOS E RECURSOS METODOLÓGICOS PARA PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS, NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ADVENTISTA DE SÃO PAULO (UNASP) CAMPUS HORTOLÂNDIA. PUBLICOU5 ARTIGOS EM PERIODICOS ESPECIALIZADOS E 30 TRABALHOS EM ANAIS DE EVENTOS. POSSUI 3 CAPITULOS DE LIVROS PUBLICADOS. PARTICIPOU DE 44 EVENTOS NO BRASIL. ENTRE 2001 E 2003 PARTICIPOU DE 2 PROJETOS DE PESQUISA. ATUA NA AREA DE EDUCACAO. EM SUAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS INTERAGIU COM 23 COLABORADORES EM CO-AUTORIAS DE TRABALHOS CIENTIFICOS. EM SEU CURRICULO LATTES OS TERMOS MAIS FREQUENTES NA CONTEXTUALIZACAO DA PRODUCAO CIENTIFICA, TECNOLOGICA E ARTISTICO-CULTURAL SAO: EDUCACAO FISICA, PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM, RESPIRACAO ORAL, FORMACAO PROFISSIONAL, INCLUSAO, ATIVIDADE FISICA E EDUCACAO ESPECIAL Currículo Lattes
Publicado
2008-05-16
Como Citar
1.
Filus JF, Martins Junior J. REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA E A SUA APLICAÇÃO NO TRABALHO JUNTO ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA. JPhysEduc [Internet]. 16º de maio de 2008 [citado 14º de setembro de 2025];15(2):79-7. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3424
Seção
Artigos Originais