REFLEXÕES ACERCA DA PRÁTICA PEDAGÓGICA EM ESCOLINHAS DE FUTEBOL E FUTSAL A PARTIR DA LEITURA E COMPREENSÃO DE CONTEXTOS ESPECÍFICOS
Palavras-chave:
Prática pedagógica, Futebol, Futsal, Pressupostos superadores
Resumo
Este trabalho teve por objetivo investigar a prática pedagógica no âmbito das escolinhas de futebol/futsal e apontar princípios norteadores de procedimentos metodológicos e pedagógicos que possam servir de pressupostos superadores. O estudo se caracterizou como de natureza descritivo-exploratória e foi desenvolvido em 02 (duas) escolinhas de futebol de campo e 04 escolinhas de futsal, nas categorias fralda (FR) e pré-mirim (PM). Foram utilizados os seguintes instrumentos: questionário de perfil; entrevista semi-estruturada; observação e protocolo das aulas. As reflexões sugerem a necessidade de os contextos de ação destinados ao ensino do futebol e do futsal perceberem o esporte através de uma perspectiva mais ampla de entendimento. Este estudo procurou abrir “novos olhares”, contribuindo com o processo de ensinar e aprender futebol/futsal através de uma perspectiva diferenciada de ação e reflexão.Downloads
Não há dados estatísticos.
Metrics
Carregando Métricas ...
Publicado
2008-05-16
Como Citar
1.
Rezer R, Shigunov V. REFLEXÕES ACERCA DA PRÁTICA PEDAGÓGICA EM ESCOLINHAS DE FUTEBOL E FUTSAL A PARTIR DA LEITURA E COMPREENSÃO DE CONTEXTOS ESPECÍFICOS. JPhysEduc [Internet]. 16º de maio de 2008 [citado 13º de setembro de 2025];15(1):43-1. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3428
Edição
Seção
Artigos Originais
•Os autores detém os direitos autorais, permitindo citações de seu conteúdo em outros veículos de informações científicas e técnicas.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.