REFLEXÕES ACERCA DA PRÁTICA PEDAGÓGICA EM ESCOLINHAS DE FUTEBOL E FUTSAL A PARTIR DA LEITURA E COMPREENSÃO DE CONTEXTOS ESPECÍFICOS

  • Ricardo Rezer UNOCHAPECÓ
  • Viktor Shigunov UFSC
Palavras-chave: Prática pedagógica, Futebol, Futsal, Pressupostos superadores

Resumo

Este trabalho teve por objetivo investigar a prática pedagógica no âmbito das escolinhas de futebol/futsal e apontar princípios norteadores de procedimentos metodológicos e pedagógicos que possam servir de pressupostos superadores. O estudo se caracterizou como de natureza descritivo-exploratória e foi desenvolvido em 02 (duas) escolinhas de futebol de campo e 04 escolinhas de futsal, nas categorias fralda (FR) e pré-mirim (PM). Foram utilizados os seguintes instrumentos: questionário de perfil; entrevista semi-estruturada; observação e protocolo das aulas. As reflexões sugerem a necessidade de os contextos de ação destinados ao ensino do futebol e do futsal perceberem o esporte através de uma perspectiva mais ampla de entendimento. Este estudo procurou abrir “novos olhares”, contribuindo com o processo de ensinar e aprender futebol/futsal através de uma perspectiva diferenciada de ação e reflexão.

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Biografia do Autor

Ricardo Rezer, UNOCHAPECÓ
Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (1992), Mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003), Doutorando em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professor no ensino superior - Universidade Comunitária Regional de Chapecó (UNOCHAPECÓ). Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nas seguintes linhas: Dimensões Sócio-Políticas da Educação Física; Epistemologia e Educação Física; Pedagogia do Esporte Currículo Lattes
Publicado
2008-05-16
Como Citar
1.
Rezer R, Shigunov V. REFLEXÕES ACERCA DA PRÁTICA PEDAGÓGICA EM ESCOLINHAS DE FUTEBOL E FUTSAL A PARTIR DA LEITURA E COMPREENSÃO DE CONTEXTOS ESPECÍFICOS. JPhysEduc [Internet]. 16º de maio de 2008 [citado 13º de setembro de 2025];15(1):43-1. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3428
Seção
Artigos Originais