AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UM DESAFIO

  • Sandra Aparecida Bratifische ACADEMIA DE ENSINO SUPERIOR DE SOROCABA
Palavras-chave: Educação física, Avaliação. Escola, Aprendizagem

Resumo

O processo avaliativo adotado na grande maioria das escolas ainda está ligado à aferição de valores, prevalecendo os aspectos quantitativos sobre os qualitativos, o que ocasiona inquietações nas pessoas. Essas inquietações ocorrem, especialmente, naqueles que carregam consigo os estigmas decorrentes de atitudes inadequadas da prática avaliativa. Diagnosticamos, por meio dos teóricos pesquisados, que existem dificuldades no ato de avaliar, nas diferentes disciplinas, e que na Educação Física Escolar essas dificuldades se acentuam. De acordo com Luckesi (1998), a avaliação tende a acolher e integrar o aluno ao seu meio e o julgamento tende a excluí-lo. Poderá a liberdade de um corpo ser quantificada ou classificada? Como avaliar domínio afetivo, domínio cognitivo, sociabilidade, destreza. Segundo Faria Jr. (1986), não existe uma separação entre as áreas afetiva, cognitiva e psicomotora, pois no decorrer da aprendizagem elas se fundem, estão direta ou indiretamente ligadas. Para tentar esclarecer algumas dúvidas, este artigo busca uma maior compreensão dos fatores que influenciam o processo de avaliação nas escolas, a partir de referências bibliográficas sobre a avaliação em Educação, e em Educação Física e, ainda, da nossa experiência de vida, como professora de Educação Física em escolas particulares e públicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Sandra Aparecida Bratifische, ACADEMIA DE ENSINO SUPERIOR DE SOROCABA
Possui graduação em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba (1989) e mestrado em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba (2003). Atualmente é professora da pós-graduação da Faculdade de Educação Física de Santo André, professora titular do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio, professora titular da Faculdade de Vinhedo, professora titular da Academia de Ensino Superior Sorocaba, e professora de educação física do Colegio Salesiano Dom Bosco. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: educação fisica escolar e dança educação Currículo Lattes
Publicado
2008-05-27
Como Citar
1.
Bratifische SA. AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UM DESAFIO. JPhysEduc [Internet]. 27º de maio de 2008 [citado 14º de setembro de 2025];14(2):21-. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3466
Seção
Artigos Originais